Brio, novo fungicida da BASF para arroz

O lançamento ocorre em Pelotas/RS, nesta quarta-feira (02/12), a partir das 19h30 no Murano Eventos.

Brio é o novo fungicida da BASF para a cultura do arroz, o primeiro desenvolvido para a cultura. O lançamento ocorre em Pelotas/RS, nesta quarta-feira (02/12), a partir das 19h30 no Murano Eventos.

A expectativa da empresa é que o produto rapidamente conquiste expressiva participação de mercado pelos benefícios que oferece diretamente na proteção das plantas conduzidas no sistema do arroz irrigado contra as principais doenças fúngicas. O fungicida foi desenvolvido para combater o crescente problema das doenças, que segundo agrônomos, se tornou sério nos últimos anos.

“A aplicação deste fungicida possibilita um eficiente controle das principais doenças do arroz, contribuindo desta forma para a proteção do potencial produtivo da lavoura”, diz Andreas Schultz, Gerente de Marketing de Arroz e Trigo de Proteção de Cultivos da BASF no Brasil. “Brio® é composto por uma mistura de fungicidas a base de triazol e estrobilurina. Com dois mecanismos de ações diferentes possibilita segurança na prevenção de resistência de fungos, a fungicidas”, ressalta Schultz.

O produto controla as principais doenças foliares, de panículas e de grãos que afetam a rizicultura. Produzido no Complexo Químico de Guaratinguetá (SP), planta industrial com 50 anos de existência no Brasil, sendo que a BASF em 2010 completará 100 anos de presença no Brasil.

“Com este lançamento o portfólio da BASF em Arroz se torna completo. A empresa atua nas principais necessidades fitossanitárias da cultura, desde o tratamento de sementes com o produto Standa, líder de mercado, segundo a empresa. No controle de plantas daninhas comercializa os herbicidas Facet, Aura, Only e Kifix. No controle de pragas com os inseticidas Klap e Talcord. Com o advento de Brio, agora a BASF passa a atuar também no segmento de fungicidas”, afirma Clairton L Silva Gerente de Negócios da Unidade Cereais Sul.

Cenário do Arroz

A aplicação de fungicidas pelos produtores vem crescendo a cada safra, em consequência da maior necessidade de proteção da lavoura de arroz irrigado. A parcela de 49% dos rizicultores que aplicava produtos deste tipo em 2006/2007 cresceu para 60% em 2007/2008 e novamente elevou-se a 67% na safra 2008/2009.

Conforme levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a área de plantio do arroz da atual safra permaneceu com o tamanho semelhante à de 2007/2008, com 2.874,9 mil hectares. No entanto, o Rio Grande do Sul, estado com maior produção do cereal, teve um pequeno aumento do espaço cultivado em relação a última safra. O crescimento foi de 28,8 mil hectares, o equivalente a 2,7% de crescimento.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter