Preços de arroz e feijão diminuem em Mato Grosso

O presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz do Mato Grosso (Sindarroz-MT), Joel Gonçalves Filho, explica que em relação a este cereal, os preços baixos se devem ao excesso de produto no mercado em função da boa safra.

Comer arroz com feijão está mais barato em Mato Grosso e em outras regiões do país. O arroz tipo 1 pode ser encontrado em média por R$ 6,99 (5 kg) e o feijão a R$1,40 (1kg). O presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz do Mato Grosso (Sindarroz-MT), Joel Gonçalves Filho, explica que em relação a este cereal, os preços baixos se devem ao excesso de produto no mercado em função da boa safra.

Ele explica ainda que . E, também, porque o comércio internacional está desaquecido, o que gerou um recuo nas exportações.

– Estes fatores levaram um deslocamento das vendas externas para o consumo. Mato Grosso, por exemplo, produz 800 mil toneladas e tem um consumo de 200 mil t. Isso gerou um aumento na quantidade ofertada e fez com que os preços caíssem.

A quantidade de arroz produzida em Mato Grosso crescerá 1,5% na safra 08/09, saltando de 803,7 mil (t) no ano passado para 815,7 mil (t) este ano. A área terá uma variação um pouco maior, de 2%, passando de 282 mil (ha) para 286,2 mil (ha).

No caso do feijão, o motivo da queda dos preços é praticamente o mesmo. Segundo um dos proprietários da Indústria de Cereais Canário, Júlio Abraão dos Santos, hoje praticamente todas as regiões do Estado estão cultivando.

– Muitos agricultores estão produzindo feijão, há inclusive os plantios irrigados o ano todo. No mês que vem os municípios de Campo Verde e Primavera do Leste começam a colheita. Ou seja, teremos feijão novo nos mercados.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter