Agricultores vão receber 2 mil toneladas de sementes de arroz e milho

nAs sementes estão sendo adquiridas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

Cerca de 100 mil agricultores familiares de todas as regiões do Maranhão receberão duas mil toneladas de sementes certificadas de arroz e milho. A previsão é de que, com a distribuição destas sementes, aconteça um incremento de 70 mil toneladas na produção do estado para a safra de 2009/2010.

De acordo com dados preliminares do IBGE, que ainda não contabilizou a produção que será adquirida com o plantio destas sementes certificadas, a previsão é de que sejam colhidas nesta próxima safra, 605 mil toneladas de arroz e 502.171 mil toneladas de milho.

As sementes estão sendo adquiridas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e encaminhadas para os pontos de distribuição, de acordo com a região onde a variedade da semente é mais indicada. Após a certificação das mesmas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que fará a coleta das amostras para análise, será iniciada a distribuição aos agricultores, o que deve acontecer no início de janeiro.

Estas variedades das sementes de arroz e milho foram recomendadas pela Embrapa e pela Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), órgão vinculado à Sagrima, que também é responsável pela assistência técnica aos agricultores.

O plantio inicia a partir de janeiro e a colheita até julho de 2010. Os 100 mil agricultores receberão 400 toneladas de arroz canastra, 400 de arroz bonanza, 200 de arroz sertanejo, 400 toneladas de milho cruzeta, 400 de milho catingueiro e 200 da variedade Asa Branca.

Vantagem

A vantagem de uma semente certificada se caracteriza pela pureza e pelo padrão genético do grão, alto índice de germinação e produtividade e ainda uniformidade do tamanho da planta, que fica mais resistente à disseminação de doenças.

– Muitos agricultores familiares utilizam o grão no plantio porque não possuem dinheiro para comprar a semente certificada e esse grão não tem todas estas vantagens da semente – informou o superintendente de Planejamento de Políticas de Desenvolvimento Rural da Sagrima, Josenildo Cardoso.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter