Irga alerta para falta de combustível para aviação agrícola

A falta de combustível está obrigando os produtores a reduzir o número de voos.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulgou nota para a imprensa nesta sexta-feira (22) alertando para o fato de que as empresas aeroagrícolas do Estado vêm sofrendo com a falta de distribuição da Avgas, a gasolina utilizada para a aviação agrícola.

O problema se agrava em razão do período ser de safra de arroz e, devido as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos meses e alagaram as lavouras, o uso de aeronaves agrícolas se faz ainda mais necessário na aplicação dos defensivos.

Devido à escassez de combustível, o setor está sendo obrigado a reduzir o número de voos e poderá até mesmo paralisar suas atividades.

De acordo com o Irga, somente na região da Fronteira Oeste a demanda é de 800 mil litros – a Petrobras, no entanto, está liberando 90 mil litros a cada dois dias para todo o Brasil. Os 400 produtores do município de Arroio Grande, na Zona Sul do Estado, também estão entre os prejudicados. A preocupação é com as aplicação de uréia nas lavouras.

O alerta da falta de combustível já havia sido feito na semana passada pelo Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola), que solicitou providências a Petrobras e relatou o problema à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Petrobras já manifestou ciência da situação e prometeu normalizar o suprimento de Avgas até a próxima semana.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter