Epagri lança cultivar SCS116 Satoru
A Epagri acaba de lançar a cultivar de arroz SCS116 Satoru, que foi submetida a experimentos em várias regiões do Estado e a uma avaliação de desempenho industrial.
A Epagri acaba de lançar a cultivar de arroz SCS116 Satoru, que foi submetida a experimentos em várias regiões do Estado e a uma avaliação de desempenho industrial. O nome foi escolhido para homenagear o engenheiro-agrônomo Satoru Yokoyama, melhorista do projeto arroz irrigado da empresa, já falecido. A semente certificada estará disponível aos produtores de grãos para safra 2010/11.
Segundo o pesquisador Moacir Antonio Schiocchet, doutor em Agronomia, a nova cultivar é adequada ao sistema pré-germinado, tem produtividade média de 9,4t/ha nos experimentos de campo, foi considerada adequada aos processos de beneficiamento para arroz branco e parboilizado e teve boa aceitação dos consumidores. A Satoru é indicada para o cultivo em todas as regiões de Santa Catarina e até mesmo em outros estados, como é o caso de Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O pesquisador lembra que o melhoramento genético de arroz irrigado na Epagri tem por objetivo o constante desenvolvimento de novas cultivares mais produtivas, de melhor qualidade de grãos, com alto rendimento industrial e com tolerâncias a doenças. Os resultados dessas pesquisas são evidenciados pela produtividade de grãos obtida em Santa Catarina: em 1970, a produtividade média era de 2 t/ha, e hoje é de 7,1 t/ha. "São quinze cultivares já lançadas pela Epagri, as quais são plantadas em cerca de 97% da área de arroz irrigado do Estado, tendo seu cultivo disperso também por todas regiões orizícolas do país,
alcançando inclusive outros países como Paraguai, Argentina, Bolívia e Venezuela", diz Moacir.
Santa Catarina é o segundo maior produtor nacional de arroz. Segundo o IBGE, na safra 2007/2008, a produção estadual foi 1,018 milhão de toneladas e a nacional de 12,6 milhões de toneladas. Em 2008, o Brasil se destacou no cenário mundial como um importante mercado exportador de arroz, disputando posições no ranking internacional com países como Egito Uruguai.Myammar e Camboja.