Safra instantânea
Autoridades: garantia de anúncios importantes para a comercialização da safra
Abertura da Colheita trará novidades sobre políticas ao setor.
Se depender do esforço das entidades arrozeiras do Rio Grande do Sul, a 20ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontecerá em Camaquã (RS), de 25 a 27 de fevereiro, concentrará os principais anúncios governamentais, setoriais e estratégicos para garantir a sustentabilidade da orizicultura. Renato Rocha, presidente da Federarroz, entidade promotora do evento juntamente com a Associação dos Arrozeiros de Camaquã, explica que todos os esforços estão sendo realizados para que nesta data o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Banco do Brasil divulguem os mecanismos de comercialização.
“Isso tranquiliza a cadeia produtiva e evita o excesso de oferta na colheita, que é altamente nocivo ao setor à medida que achata os preços”, explica Rocha. Para ele, é provável que nesta época, pelos baixos estoques e as perdas provocadas pelo clima, as cotações do arroz estejam em patamares melhores que os atuais. A Federarroz solicitou R$ 1,3 bilhão em mecanismos de comercialização da safra 2009/10. Temas de interesse da cadeia produtiva serão apresentados na reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz.
Irga, Federarroz e Farsul pretendem apresentar os primeiros projetos do programa Renda, que busca diagnosticar a transferência de riquezas do setor produtivo para outros elos da cadeia. Além de identificar os gargalos, os programas proporão mecanismos e medidas que estanquem a sangria da renda do bolso do arrozeiro. “Também teremos seminários e palestras direcionadas às políticas ambientais, mercado internacional e brasileiro, consumo e toda a parte de evolução tecnológica da lavoura”, cita Rocha. 11 empresas e entidades de pesquisa apresentarão suas novidades na Vitrine Tecnológica.
“Realizaremos o 1º Fórum do Arroz para apresentar o diagnóstico dos gargalos do setor e propor alterações estruturais à política agrícola”, avisou Renato Rocha. Na programação social, o destaque é a entrega de troféus aos homens, mulheres, cientistas e parceiros do arroz.
PERFIL
A 20ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz acontecerá em Camaquã (RS), com 60 expositores. São esperados 5 mil participantes do Brasil e Mercosul. Camaquã tem 68 mil habitantes, planta 35 mil hectares de arroz e é a Capital Nacional do Arroz Parboilizado. São seis indústrias e o maior parque de parboilização do país. É o grande polo de exportação do grão industrializado.