Após período de chuvas produtores de arroz de Guaratinguetá torcem por mais dias com sol
O prejuízo foi de quase 2 milhões de reais nas plantações da cidade.
As chuvas do início do ano causaram um prejuízo de quase 2 milhões de reais nas plantaçõees de arroz de Guaratinguetá. 20% da produção do município foi perdida. Agora, a esperança é que o tempo melhore para que a lavoura possa se recuperar.
A solução está lá em cima… só o sol pode melhor as condições da colheita.
"Nós precisamos de sol durante o dia e uma noite amena. Então a torcida é que diminuam as chuvas para que possa diminuir o nosso prejuízo", conta o produtor rural Julio César Rossato. Com as últimas chuvas, esse produtor perdeu aproximadamente 30 toneladas de arroz, prejuízo calculado em cerca de 21 mil reais.
Com o grande volume de água da chuva, a área de várzea sofre com as enchentes. Embaixo d’água, boa parte da plantação acaba morrendo e o cultivo que sobrevive é prejudicado pelos fungos, o que aumenta ainda mais o custo para o produtor.
Guaratinguetá é uma das cidades da região responsáveis por manter o Vale do Paraíba como o maior produtor de arroz do estado de São Paulo, com 15 mil toneladas por ano. Mas com os prejuízos houve uma queda de 20% na produção. "Do jeito que tá indo, os nossos custos cada vez mais aumentando, o que a gente vai ganhar lá na frente não está compensando", diz
Mesmo assim, o município decidiu promover a abertura oficial da colheita do arroz do Vale do Paraíba. Os rizicultores tem a oportunidade de conhecer novas tecnologias, além dessa área, utilizada como laboratório para aplicação de produtos desenvolvidos por empresas do ramo. Dessa forma os produtores podem comparar os custos e o rendimento da plantação. O produtor Ademar Ligabo aprovou: "A gente consegue produtividade melhor usando os produtos adequados, tem uma pesquisa mostrando o que há de melhor pra gente".
Mas entre tantas tecnologias, o futuro dos produtores ainda depende do tempo.