Governo e indústria de SP incentivam plantio de arroz

Com a iniciativa, produtores estão recebendo gratuitamente semente certificada.

O governo estadual e a indústria estão fazendo uma campanha para incentivar o plantio de arroz em São Paulo. Em dez anos, o número de propriedades que cultivam o grão caiu de 11 mil para 1,6 mil.

Com a iniciativa, produtores estão recebendo semente certificada gratuitamente. No ano passado, cerca de 200 toneladas de sementes foram distribuídas. A ideia é reduzir a dependência, já que o principal consumidor do Brasil – São Paulo – compra 95% do arroz que consome.

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) é responsável pelas sementes. A ideia é ampliar a produção para 500 toneladas este ano.

No Vale do Paraíba, a meta é triplicar a área atual e chegar a 36 mil hectares, deixando o produto também com melhor qualidade. A agrônoma Giane Bresolin é assistente técnica da Secretaria de Agricultura de Guaratinguetá. Ela planta arroz há 16 anos e trabalha para incentivar outros produtores. Segundo ela, o fornecimento de sementes é um primeiro passo para aumentar a produção de arroz no Estado.

São Paulo já foi um grande produtor de arroz. Há cerca de 20 anos, a área plantada ultrapassava 340 mil hectares. Atualmente, é de apenas 5% disso. Quase tudo está na região do Vale do Paraíba.

O produtor rural Fábio Vasconcellos é um dos que mantiveram a tradição. A família dele tem história na produção de arroz e viu muitas lavouras serem trocadas por pastagens. Mas o agricultor já tem 540 hectares plantados e não pretende desistir da atividade tão cedo.

1 Comentário

  • Com o atual custo de produção do arroz e os altos índices de produtividade dos pastos aliado à tecnologia de produção pecuária, o produtor deveria ser menos arraigado a tradições e administrar a propriedade com uma empresa, em muitos cassos a reconversão da atividade deveria se estudada…

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter