Colheita do Arroz 2010 aborda licenciamento ambiental na lavoura de arroz

A 20ª Colheita do Arroz segue até sábado (27) com uma programação voltada para a sustentabilidade e a renda do produtor.

Representantes de entidades arrozeiras se reuniram na tarde desta quinta-feira (25) no auditório da Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), no Parque do Sindicato Rural de Camaquã, para discutir sobre as orientações e procedimentos necessários para as renovações dos licenciamentos ambientais da atividade irrigante a partir de 2010.

O Programa Estadual de Regularização da Atividade Irrigante (Peraí), conforme Resolução nº 100 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), possui seu período expirado para adequações dos empreendimentos no ano de 2010.

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, destacou a importância da série de reuniões que o setor produtivo vem realizando para discutir e orientar produtores sobre o licenciamento ambiental da lavoura orizícola.

Segundo o presidente da Federarroz, Renato Rocha, o objetivo é criar uma situação para que as perdas dos produtores sejam contempladas. Para o agrônomo e consultor ambiental da Federarroz, Gerson Ferreira, a preocupação é o prazo para atender a legislação. Ferreira apresentou a lista de documentos estabelecidos pela Fundação do Meio Ambiente (Fepam) para adequação ambiental. Também foram apresentadas questões sobre o Seguro Agrícola da safra 2009/10.

Participaram do encontro o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, o presidente da Câmara Setorial do Arroz e da Comissão do Arroz da Farsul, Francisco Schardong, o deputado estadual, Edson Brum, o diretor administrativo do Irga, Carlos Rafael Mallmann, técnicos da Farsul e da Secretaria do Meio Ambiente, representantes da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, produtores e demais lideranças de entidades ligadas ao setor.

A 20ª Colheita do Arroz segue até sábado (27) com uma programação voltada para a sustentabilidade e a renda do produtor. A maior festa arrozeira reúne agricultores de todas as regiões do Estado, pesquisadores, técnicos, autoridades, imprensa, estudantes e interessados na cultura. A expectativa é que mais de cinco mil pessoas compareçam no local.

Ainda hoje acontecem palestras sobre Desoneração da Cadeia do Arroz como estratégia para alavancar as Exportações Brasileiras, ministrada pelo agrônomo do Instituto e Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Ícone), André Nassar, e após o secretário da Agricultura apresentará as ações da secretaria em prol da lavoura de arroz do Rio Grande do Sul.

O evento orizícola é uma promoção da Federarroz, com o apoio do Governo do Estado, Secretaria da Agricultura, por meio do Irga.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter