Dia do Arroz apresenta novidades tecnológicas de produção e sementes
Promovido pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Cooperativa do Arroz (Coparroz) e pela Embrapa, o Dia do Arroz apresenta as novas tecnologias de produção e as inovações na questão das sementes, conjunto este que garante maior produtividade em nível de campo.
Promovido pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Cooperativa do Arroz (Coparroz) e pela Embrapa, o Dia do Arroz apresenta as novas tecnologias de produção e as inovações na questão das sementes, conjunto este que garante maior produtividade em nível de campo. Além disso, o evento ainda mostra o controle de pragas e doenças da cultura e a classificação do produto. O Dia do Arroz é uma das atrações de hoje, 4, da 10ª Expoagro Afubra, que acontece em Rincão Del Rey, Rio Pardo/RS.
IRGA
O Irga apresenta o projeto ´Tecnologias mais limpas, práticas ambientalmente corretas na lavoura de arroz e na propriedade`. São técnicas que aumentam a produtividade e um olhar também para os entornos da lavoura, como a residência, as oficinas, o recolhimento e armazenamento correto das embalagens vazias de defensivos agrícolas, destinação correta dos óleos lubrificantes, a tríplice lavagem e o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), para garantir a saúde do produtor. “Este programa beneficia o produtor, garante a sustentabilidade da lavoura e está adequado ao que preconiza a legislação no tocante ao uso racional dos recursos naturais e a preservação ambiental”, destaca Vera Regina Mussoi Macedo, engenheira agrônoma do instituto.Além disso, o Irga ainda apresenta o programa da coleta seletiva do lixo, o selo ambiental da lavoura de arroz do Estado.
COPARROZ
A Coparroz traz alguns esclarecimentos sobre as novas instruções normativas da produção de sementes de arroz. Conforme Wanderley Zambarda, engenheiro agrônomo, a Instrução Normativa nº 9, de 2 de junho de 2009, define as novas normas de produção, comercialização e utilização de sementes. Elas são classificadas em sementes genéticas, certificadas e S1 e S2. “Para todos os produtores que quiserem produzir sementes, é necessário que estejam inscritos no Registro Nacional de Sementes(Renasem)”, orienta Zambarda. Ele acrescenta que o produtor pode fazer a sua própria semente, desde que comprove a origem da semente adquirida no ano anterior.
Zambarda também explica que a Instrução Normativa nº 6/2009, estabelece a nova classificação do arroz e que a mesma está em vigor desde 1º de março de 2010. Com isso, o produto é classificado em casca natural e beneficiado polido.
EMBRAPA
A Embrapa de Clima Temperado de Pelotas apresenta o controle de pragas e doenças da cultura do arroz. Conforme o engenheiro agrônomo e pesquisador, José Francisco da Silva Martins, a Embrapa tem um projeto de manejo integrado de pragas e doenças. Segundo ele, existem vários métodos, onde o controle químico é o que ainda traz melhores resultados, desde que seja de forma racional, ou seja, usar uma quantidade menor possível de modo que se tenha uma redução de custos e com foco com menor impacto ambiental.
Martins salienta que três são os tipos mais destacados de pragas, sendo eles a bicheira da raiz, o percevejo do colmo e a lagarta da panícula, que causa danos próximo à colheita. “Um produto pesquisado pelo Irga vem sendo usado para um maior controle da lagarta e como as aplicações são próximas à colheita, deve-se aplicar de uma forma para não deixar acúmulos”, orienta o pesquisador.o da Expoagro Afubra 2010