Irga comemora 70 anos e é homenageado pela Afubra

 Irga comemora 70 anos e é homenageado pela Afubra

Presidente Maurício Fischer (ao centro) recebe a placa da Afubra

Placa foi entregue na quinta-feira, durante o dia do arroz da Expoagro.

Em solenidade realizada no centro administrativo da Expoagro, a Afubra homenageou o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) pelos 70 anos de fundação. Marcaram presença o presidente da Afubra, e o coordenador da Expoagro, Benício Werner, e Marco Antônio Dornelles, respectivamente, e o presidente do Irga, Maurício Miguel Fischer, acompanhado de diversos integrantes de sua diretoria.

Dornelles colocou que o crescimento da feira se deve às diversas parcerias, como os institutos de pesquisa e por isso, a Afubra homenageava o Irga, que muito já trabalhou pelo crescimento do setor orizícola.

Werner falou da satisfação com a realização da Expoagro, a qual, segundo ele, pelas parcerias que dão o suporte para o seu crescimento, já não é mais somente da Afubra, mas de todas as comunidades. Salientou a necessidade da união da Afubra com todas as entidades e instituições e que a associação se sente muito feliz em homenagear os 70 anos do Irga. Werner entregou uma placa comemorativa dos 70 anos ao presidente do Irga, Maurício Fischer.

“O Irga se sente honrado pelas homenagens e os 70 anos são fruto do trabalho de muitas gerações”, destacou Fischer. Ele apresentou um pequeno histórico do instituto, falando da missão e dos objetivos e reforçou a parceria do Irga com a Afubra, tendo ciência do quanto a cadeia produtiva do arroz participa e é importante para a agricultura familiar.

HISTÓRICO
Com origem no Sindicato Arrozeiro fundado em1926 por um grupo de produtores, o Irga foi transformado em autarquia estadual em 1940, vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento. É mantido com recursos oriundos de contratos de cooperação técnica e da taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura recolhida por ocasião do beneficiamento ou venda do arroz com casca para fora do Estado.

Ao longo de seus 70anos de atuação, o aperfeiçoamento de tecnologias na lavoura arrozeira tem sido uma constante, com a criação de novas variedades, práticas de manejo, método de cultivo e o controle de doenças e pragas.

O Irga tem como missão promover o desenvolvimento sustentável do setor orizícola e do sistema produtivo de várzea, através da geração e difusão de conhecimentos, informações e tecnologias e propor políticas de interesse social.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter