Promessa de fartura

Os municípios de Forquilhinha, Meleiro e Turvo são os maiores produtores de arroz de Santa Catarina, Estado que responde por 9% do arroz brasileiro.

Na propriedade do agricultor Antônio Pessetti são cultivados 60 hectares de arroz. Do lugar sai o sustento de três famílias: a dele, a do irmão e a do pai. Apesar de ter registrado uma pequena perda por conta dos ventos no final de fevereiro, o produtor está otimista. Ele estima colher 150 sacas por hectare.

O excesso de calor nas duas primeiras semanas de fevereiro atingiu algumas áreas em fase de floração, o que contribuiu para uma pequena queda na produção do grão. Mesmo assim, a expectativa dos agricultores é de crescimento em relação à safra passada.

“Nós tivemos primeiro abundância da água. Tivemos um ano bastante chuvoso. Também tivemos uma insolação ou luminosidade bastante boa. E as temperaturas, em média, mais altas para a região, favorecem o bom desenvolvimento da lavoura”, explicou Renê Kleveston, agrônomo da Epagri.

A colheita na propriedade do agricultor Jânio Dal Pont, na localidade de Linha São José, em Meleiro, começou há poucos dias. A expectativa dele agora é quanto ao preço do grão no mercado. A saca de 50 quilos está sendo cotada a uma média de R$ 30, mesmo valor da safra passada.

Os municípios de Forquilhinha, Meleiro e Turvo são os maiores produtores de arroz de Santa Catarina, Estado que responde por 9% do arroz brasileiro.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter