Temperaturas derrubam produtividades do arroz

Produtores de arroz ficaram surpresos com o baixo rendimento das lavouras de arroz irrigado na região de Criciúma..

Esperançosos em obter novamente uma produtividade recorde nesta safra, a maioria dos produtores de arroz de Nova Veneza e Forquilhinha ficaram decepcionados na hora da colheita. Foram poucas a propriedades que conseguiram rendimentos próximos da safra 2008/2009.

A principal razão da queda de produção foi a ocorrência de altas temperaturas na segunda quinzena de janeiro e primeira semana de fevereiro. As lavouras que se encontravam em plena fase de floração foram as mais afetadas, pois o excesso de temperatura causou esterilidade (falhas) em muitos grãos.

“Aparentemente minha lavoura iria produzir tão bem quanto no ano anterior, pois estava com um aspecto muito sadio, mas quando comecei a colher vi que tinha muita falha e tive uma perda de cerca de 20 %” afirmou o produtor Renato Bonetti da comunidade de Rio Cedro Médio.

Em Nova Veneza, as perdas foram maiores nas principais comunidades produtoras, onde tradicionalmente as produtividades são mais altas, dentre elas; Rio Cedro Médio, São Bento Baixo e São Bento Alto. Já nas comunidades com potencial produtor menor, como Rio Cedro Alto, Vila Maria, São Francisco, São Bonifácio e Linha Minerva, os resultados foram melhores que no ano anterior.

Isso deveu-se basicamente a dois fatores: semeadura mais cedo ou mais tarde fazendo com que a floração plena da lavoura não coincidisse com a época de maior calor e a umidade relativa mais altas próximo dos morros e serra onde estão localizadas estas comunidades.

EPAGRI está realizando levantamento da safra

Como tem feito anualmente a Epagri está realizando um levantamento detalhado da produção da lavoura de arroz nesta safra. Foram entregues cerca de trinta questionários para um universo de quarenta proprietários de colheitadeiras no município de Nova Veneza. Espera-se que até o final deste mês possamos receber os questionários e ter informações precisas sobre esta safra.

Se por um lado os rendimentos não têm sido bons, por outro as condições de tempo favoreceram as operações de colheita. Quando começou a chover, praticamente 90 % da lavoura do município já estava colhida. Praticamente nesta semana encerra-se a colheita desta safra.

No momento, pelas informações que já recebeu e pelo depoimento de muitos produtores, a Epagri está trabalhando com uma perda média nesta safra em relação a safra passada para Nova Veneza de 10 a 15%, o que significa uma perda de aproximadamente 150.000 sacas de arroz. Mas sabe-se que algumas propriedades tiveram perdas mais significativas, chegando até 30 %.

Engº Agrº Donato Lucietti
Epagri de Nova Veneza

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter