Governo faz entrega de sementes e agricultores mantêm colheita recorde de arroz

Produtores do perímetro irrigado de Boacica, em Igreja Nova, finalizam a colheita até o final do mês e mantêm recorde de produtividade do ano passado.

O governo do Estado de Alagoas fez nesta quarta-feira a entrega de sementes de milho, feijão e arroz a agricultores da região do Baixo São Francisco, que ao todo vão receber mais de 250 toneladas do produto. Ele também acompanhou a colheita de arroz no perímetro irrigado de Boacica, em Igreja Nova, onde existem 763 lotes usados para o cultivo do arroz.

Este ano, por meio do Programa de Sementes, vinculado ao Programa Alagoas Mais Alimentos, houve aumento na quantidade de sementes de arroz adquiridas pelo governo do Estado para distribuição aos agricultores. A quantidade passou de 130 toneladas em 2009 para 200 toneladas em 2010.

Segundo os rizicultores, a produtividade de arroz por hectare é igual à do ano passado, que chegou ao recorde de 8 toneladas. Para o governador Teotonio Vilela, isso é resultado da entrega de sementes de qualidade e na hora certa do plantio.

“As sementes são enviadas aos sindicatos, associações e prefeituras de forma igualitária, sem distinção”, frisou o governador, que também destacou o empenho do governo, ao lado dos produtores, para cobrar da iniciativa privada a reativação da Unidade de Beneficiamento de Arroz (UBA) que fica em Igreja Nova, e que tem capacidade para armazenar até 5 mil toneladas de arroz.

Enquanto isso, uma parte da produção é vendida para pequenas fábricas do Estado e a maioria vai para Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Ações de melhoria — Para beneficiar a produção agrícola local, o governador salientou que, além de sementes, o governo do Estado vai disponibilizar aos agricultores algumas ferramentas e máquinas, como plantadeiras, batedeiras e balanças.

Segundo Manoel Mateus, representante dos agricultores de Boacica, eles estão planejando a criação de uma cooperativa, que vai fortalecer o segmento. De acordo com o secretário de Estado adjunto da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, as ações do governo do Estado estão dando melhores condições para quem quer produzir e comercializar. “Foram 30 anos de desmonte das ações de apoio à agricultura, como o fechamento da Emater, e que agora estão sendo retomadas após o governador colocá-las como prioridade de seu governo”, lembrou José Marinho.

O governador Teotonio Vilela também destacou que 356 novos técnicos estão sendo selecionados para prestar atendimento aos agricultores. A seleção para 150 deles já está aberta, e os interessados devem acessar o site da Fapeal (www.fapeal.br) para conferir o edital e depois comparecer à sede da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), na Rua Cincinato Pinto, 348, em Maceió, até o dia 19 de abril.

Geração de renda — Um dos produtores de arroz que foram beneficiados com a entrega de sementes é Antônio Santos, que possui apenas 3,9 hectares na região de Boacica, onde ele planta arroz e cria peixes. Segundo ele, a prática da rizicultura o acompanha há cerca de 49 anos, quando ele ainda era criança e via o trabalho do pai gerar renda para a família.

“Já colhi minha produção este ano e a média ficou em 6 toneladas por hectare, mas tem gente que passou de 8”, conta, lembrando que até 2006 essa média era de apenas 4 toneladas. “A germinação das sementes entregues pelo Estado no ano passado foi de 100%”, destacou Antônio Santos.

A solenidade de entrega de sementes contou com a participação de prefeitos da região, outras autoridades locais, agricultores e do superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Elizeu Rego, e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Antônio Nelson.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter