Presidente do Irga poderá ser escolhido por lista tríplice
Atualmente a escolha do presidente do Irga se dá por intermédio de indicação do Governador do Estado.
A possibilidade de alteração da escolha do presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) para uma lista tríplice, importante pleito do setor arrozeiro, ganhou o apoio do governo do Estado. Antigo defensor da proposta, o deputado federal Cláudio Diaz (PSDB-RS) informa que a governadora Yeda Crusius encaminhou à Assembleia Legislativa, na última quinta-feira, um projeto de lei sugerindo a mudança.
Cláudio Diaz explica que atualmente a escolha do presidente do Irga se dá por intermédio de indicação do Governador do Estado. A alteração para listra tríplice é resultado da luta dos produtores de arroz, por um processo de escolha mais transparente e democrático, afirma. Além disso, a possibilidade da indicação de três nomes dará um respaldo ainda maior ao presidente do Irga para desenvolver na plenitude seu trabalho.
Justificativa – Segundo o governo do estado, a presente proposta visa dar ao IRGA, criado em 20 de junho de 1940, e institucionalizado por meio da Lei n.533/48 . O Irga tem como finalidade principal, incentivar, coordenar e supervisionar a defesa da produção, da indústria e do comércio de arroz produzido no Estado dar maior autonomia e continuidade administrativa, uma vez que, com a redação proposta, o seu presidente, com mandato de três anos, passa
a ser escolhido pelo Governador do Estado, dentre e pelos membros do conselho Deliberativo, por intermédio de lista tríplice.