Assembléia gaúcha homenageia o Irga pelos 70 anos
Iniciativa foi do deputado estadual Edson Brum. Sessão especial aconteceu no plenário da AL, na presença de deputados, autoridades estaduais, servidores do Irga e lideranças arrozeiras gaúchas.
No período do Grande Expediente da sessão plenária desta quarta-feira (2), o deputado Edson Brum (PMDB) prestou homenagem aos 70 anos do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). “A história do IRGA passa necessariamente pela história de centenas de homens e mulheres, que lá no início, há 70 anos, e talvez há mais tempo, foram referenciais para que hoje figurássemos na vanguarda da produção e da pesquisa na orizicultura nacional”, destacou o deputado.
O parlamentar traçou um resgate histórico sobre o desenvolvimento da cultura do arroz no estado e sobre a criação do IRGA como entidade de apoio à pesquisa e à produção. Segundo Brum, o IRGA é uma autarquia que foi regularizada pela Lei nº 20, de 20 de junho de 1940, criada a partir do Sindicato Arrozeiro do Rio Grande do Sul, de 1926. Com sede em Porto Alegre, hoje a instituição conta com uma Estação Experimental em Cachoeirinha, além de seis subestações distribuídas nas regiões orizícolas do Rio Grande do Sul. Por meio da Divisão de Pesquisa e Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural, presta orientação a produtores de 137 municípios gaúchos.
“A missão do IRGA é promover o desenvolvimento sustentável do setor orizícola e dos sistemas produtivos de várzea, através da geração e difusão de conhecimentos, informações e tecnologias, propondo práticas e políticas de interesse coletivo”, registrou o parlamentar. O orador do Grande Expediente estendeu a homenagem também à Federarroz, segundo ele, entidade presente permanentemente à frente dos desafios do setor.
Participações
Associaram-se à homenagem os deputados Jerônimo Goergen (PP), Heitor Schuch (PSB), Alceu Moreira (PMDB), Kalil Sehbe (PDT), Berfran Rosado (PPS), Elvino Bohn Gass (PT), Zilá Breitenbach (PSDB), Aloísio Classmann (PTB) e Carlos Gomes (PRB). Acompanharam o Grande Expediente autoridades como o presidente do IRGA, Maurício Miguel Fischer, e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Gilmar Tietböhl, além de funcionários e colaboradores do IRGA.