Silos de alvenaria são alternativa aos orizicultores

A capacidade de armazenagem é de até 5 mil quilos de arroz.

Em uma das palestras do seminário realizado pelo Irga em Candelária, a Emater apresentou aos produtores um sistema diferenciado de secagem e armazenagem de grãos, com ênfase para o arroz. O assistente técnico da regional da Emater de Santa Maria, Luiz Antônio Rocha Barcelos, ressalta que os silos de alvenaria têm um custo mais baixo, cerca de 60% inferior aos metálicos. “A obra ainda pode ser feita com o material encontrado no próprio município”, ressalta.

Os silos são mais baixos do que os tradicionais, o que faz com que o custo do ventilador e motor utilizados seja inferior, além de representar economia de energia elétrica. A capacidade de armazenagem é de até 5 mil quilos de arroz. “Os mais procurados são os silos de 2 e 3 mil quilos”. Segundo explica, os projetos são feitos pela Emater, que também procura qualificar o produtor para manejar adequadamente a tecnologia.

Atualmente, os silos de alvenaria são considerados uma ótima alternativa aos arrozeiros. A média de rendimento é de 60% a 65% de grãos inteiros. O melhor controle da umidade também contribui com a qualidade do cereal, o que interfere diretamente na procura e preço do produto. “As empresas têm ido diretamente nas propriedades comprar a produção, o que garante ao produtor economia no frete”. Devido às características do arroz, a indústria paga até R$ 3 a mais por saca.

O produtor Fernando Wollmann, de 51 anos, confirma os benefícios do silo de alvenaria. Há duas safras, ele instalou um reservatório de 2,5 mil quilos em sua propriedade, no Travessão Schoenfeldt, interior de Candelária. “Agora tenho mais autonomia na propriedade”, pontua. Antes, toda a safra colhida nos 35 hectares era armazenada em cooperativas ou indústrias particulares. “Além de não pagar mais frete, tenho opções de venda e livre comercialização”. Para ele, este é um excelente investimento, dado seu custo-benefício. “Assim que melhorar minha produção, tenho projeto de construir mais um silo”, conclui.

4 Comentários

  • Acredito que nessa matéria estege errado a qntidade de sacos, pois aqui na minha região surgiu esses silos há algum tempo já, e é mto bom para pequenos produtores, a capacidade deles é em torno de 4 mil sacos e nao quilos como na matéria. A respeito da umidade, ele não é umido não, a secagem dele é bem rapida, pois se usa fornalhas a lenha, em média demora de 20 a 30 dias a secagem. Para pequenos produtores sugiro sim esses silos. Se alguém tiver alguma duvida eu posso ajudar.

  • PLANETA ARROZ . Favor informar onde posso adquirir mais informações sobre este tipo de silo.

  • Achei bastante interessante a fabricação de silos em alvenaria, mas como o concreto apresenta maiores índices de patologias, será que não ficaria mais úmido o silo, ocasionando problemas nos grãos?

  • Caro Luiz, as informações podem ser obtidas via Emater-RS. A Regional de Santa Maria/RS, citada na presente matéria tem o seguinte endereço:
    Av. Medianeira, 278 Ap 101
    CEP: 97060-000
    Fone: (55) 3222 – 4011
    Fax: (55) 3222 – 4011
    E-mail: santamaria@emater.tche.br
    Santa Maria – RS

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter