Embrapa lança nova variedade de arroz de várzea
BRS Tropical é recomendada para Norte e Nordeste, tem produtividade superior a 7 toneladas e resistência à brusone.
A Embrapa Amazônia Oriental está lançando uma nova cultivar de arroz de várzea para o Norte e Nordeste do País. A recomendação é para que ela seja plantada durante a época das chuvas, em que há clima quente e bastante água disponível para garantir a lâmina d’água necessária para o cultivo. No entanto, alguns produtores de regiões como o Pará podem conseguir até três safras do BRS Tropical no mesmo ano, pelas condições climáticas e com o uso correto da irrigação.
Nós fizemos experimentos em 60 localidades diferentes e conseguimos algo em torno de 7 mil quilos por hectare de arroz, mas há possibilidade deste resultado ser maior ou menor dependendo do manejo utilizado e região de plantio. Quando se faz os experimentos, uma série de características é avaliada como a qualidade de culinária, o tipo de grão e resistência a pragas e doenças. Neste caso, a BRS Tropical apresentou uma boa resistência para a brusone, que é uma doença muito importante para a cultura do arroz — explica o engenheiro agrônomo Roni de Azevedo, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental.
Roni diz que já há produtores cadastrados pela Embrapa fazendo a reprodução para a comercialização das sementes da BRS Tropical. Os produtores interessados devem procurar a Embrapa mais próxima para saber informações de como conseguir as sementes. Ele também recomenda que os agricultores consultem os técnicos da região para saber qual é a melhor época de plantio, respeitando o calendário agrícola em que ele se encontra.