Safras & Mercado estima que área de arroz aumentará 3,8%

Rio Grande do Sul, com clima favorável, deverá plantar mais para compensar as perdas da safra passada, avalia Safras & Mercado.

A consultoria Safras & Mercado, uma das mais importantes do Brasil, divulgou sua primeira estimativa de intenção de plantio de arroz para a safra 2010/11. Ela aponta o crescimento de 3,8% da área a ser cultivada com o cereal, de 2,867 milhões para 2,975 milhões de hectares. A intenção está diretamente associada ao clima, já que é esperado um ano de La Niña, fenômeno que coincide com as maiores produtividades das lavoura gaúcha e catarinense, que respondem por mais de 70% da produção brasileira.

Até o momento, o nível de água nas barragens é muito bom. A produtividade média, segundo o analista de Safras & Mercado, Élcio Bento, deve alcançar 4,4 mil quilos por hectare, elevando o potencial produtivo brasileiro para 13,07 milhões de toneladas. O analista avisa, porém, que o próprio clima poderá trazer efeitos negativos, bem como a dificuldade de acesso ao crédito, pelos produtores, alterando esse cenário. Para o Rio Grande do Sul, o analista estima uma safra entre 8 e 8,5 milhões de toneladas. Para Santa Catarina, a expectativa é de manutenção dos 155 mil hectares plantados atualmente. No Mato Grosso, há tendência de aumento de até 3,5% da área.

5 Comentários

  • Pessima noticia, teremos mais arroz disponivel para safra que vem, e com certeza, piores preços do que este ano. Espero que a cadeia produtiva tenha opçoes de preço para cobrir os custos, do contrario, sera mais um ano que vem tragico para nós arrozeiros. Quem viver, verá.

  • Vai aumentar a área mas não temos dinheiro pra botar adubo, vai compensar pois o nível tecnológico das nossas lavouras com estes preços de arroz vai ser baixíssimo, imagina vender arroz a R$27,00 e receber R$25,00 pelos descontos da tabela sem dono mal da pra comprar o óleo diesel.

  • Aumentando a area com certeza a oferta será maior, e com certeza os preços seraõ menores ainda.
    O setor tem é que reduzir a area plantada, a produçaõ mais a importaçaõ precisa ser igual ao consumo.
    Os estoques tem que ficar no limite de consumo, até quando setor vai ficar
    no prejuizo vendendo abaixo do preço de custo??
    Victor Hugo
    Pradma Representaçaões Ltda
    Fortaleza-ce

  • Pode ser cedo para prever o aumento da area produzida, estamos na metade do ano, e o mercado nao se mostra atrativo o bastante para o aumento da producao. Porem, o produtor que se segure… oferta sera maior que a demanda, o caso é sério, a demanda de producao já é maior que o consumo, podemos nos precaver e organizar outras formas de gestao para superar o momento previsto.

  • Meu modo de analisar a situanção os produtores teriam que haver mais união nas decisões na hora da comercializaçã,ou seja na venda do arroz.Assim com falta do mercado subiria o preço e tambem nao esquecendo na força politica que assim nao deixaria entrar arroz de outros paises.Missão quase impossivelvel

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter