Comitê Técnico do Flar se reúne no Irga

 Comitê Técnico do Flar se reúne no Irga

Técnicos se reúnem em Cachoeirinha

O encontro discute as principais ações e Projetos do Fundo juntamente com as entidades arrozeiras representantes de países sócios.

Integrantes do Comitê Técnico do Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado (Flar) para a Zona Temperada se reúnem nos dias 3 e 4 de agosto, no Auditório 1, na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha. O encontro discute as principais ações e Projetos do Fundo juntamente com as entidades arrozeiras representantes de países sócios. Serão apresentados trabalhos e resultados da safra passada e discutidas ações para a próxima. O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e do Comitê Administrativo do Flar, Maurício Fischer, destacou a importância socioeconômica, bem como a liderança do Fundo nos processos de geração de difusão de tecnologia para preservar os recursos naturais e reduzir os custos de produção.

A programação traz informações sobre Melhoramento na Zona Temperada em regiões tropicais e subtropicais, e no Brasil, apresentadas pelos pesquisadores da Equipe de Melhoramento Genético do Irga, Sérgio Lopes e Renata Cruz, respectivamente. A melhorista do Flar, Maribel Cruz, apresenta o projeto “Tolerância ao frio com arroz: caracterização de germoplasma em condições controladas, validação em campo e produção de populações melhoradas”. Já o melhorista Edgar Corredor, do Flar, fala sobre o Melhoramento na Zona Temperada com propostas de mudanças no programa conjunto de melhoramento.

Nesta quarta-feira (04), será apresentado o Projeto Fontagro, uma seleção assistida por marcadores moleculares para tolerância ao frio. O chefe da Equipe de Melhoramento Genético do Irga, Antonio Rosso, falará sobre o Programa Híbridos.

Participam da reunião o diretor executivo do Flar, Gonzalo Zorrilla, melhoristas da Zona Temperada, Edgar Corredor e Maribel Cruz, os pesquisadores Mara Lopes, Gustavo Funck, agrônomos, o gerente da Divisão de Pesquisa, Athos Gadea, o consultor técnico, Paulo Carmona, e demais integrantes sócios do Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado. A entidade conta, atualmente, com 15 países produtores de arroz da América Latina e Central.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter