Produtores são homenageados com o troféu O Aguador
Na Expointer 2009, todos os produtores que receberam o Selo Ambiental foram homenageados com o troféu como Pioneiros do Selo Ambiental da Lavoura de Arroz do RS safra 2008-09.
O Dia do Arroz, promovido pelo Irga, nesta segunda-feira (30), na 33ª Expointer, homenageou produtores que se destacaram no uso das práticas ambientalmente corretas na lavoura de arroz. O presidente do Irga, Maurício Fischer, juntamente com a coordenadora do Comitê Gestor do Selo Ambiental, Vera Regina Mussoi Macedo e o presidente da Federarroz, Renato Rocha, entregaram o troféu “O Aguador” a dois produtores destaque que receberam o Selo Ambiental da lavoura de arroz do Rio Grande do Sul safra 2009-10.
Os produtores Marcos Solon Barbosa Borges, Granja Santa Rosa 2, município de Mostardas e Jorge Carlos Dickinson, município de Itaqui foram homenageados com o prêmio. Segundo a coordenadora do Comitê Gestor do Selo Ambiental, Vera Macedo, o troféu é conferido aos produtores de arroz que receberam o Selo Ambiental na safra 2009-10 e que se destacaram na adequação ambiental de seus empreendimentos rurais e no uso de práticas de manejo ambientalmente corretas baseadas no uso eficiente dos recursos naturais e insumos.
Na Expointer 2009, todos os produtores que receberam o Selo Ambiental foram homenageados com o troféu como Pioneiros do Selo Ambiental da Lavoura de Arroz do RS safra 2008-09. Neste ano, o Irga homenageou dois produtores que se destacaram na pontuação dos itens avaliados segundo o Regulamento de concessão do Selo.
O Selo Ambiental da Lavoura de Arroz do Rio Grande do Sul foi criado pelo Irga para premiar as propriedades rurais que se adequarem à legislação ambiental e aos preceitos de tecnologias mais limpas. O Selo Ambiental visa também, reconhecer os esforços dos produtores distinguindo-os e valorizando o arroz produzido. O Selo é concedido pelo Governo do Estado do RS por intermédio do Irga, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Farsul e Federarroz e conta com o apoio da Fundação Irga.
O aguador é a pessoa responsável por fazer o manejo da água na lavoura e é o símbolo mais marcante no processo de produção do produto, além de ser um reconhecimento ao trabalho desenvolvido em prol da lavoura gaúcha.