Camponeses de Luquembo colhem mais de duzentas toneladas de arroz

A ADA, no município de Luquembo, controla dois mil e 625 camponeses agrupados em 27 associações e sete cooperativas agrícolas.

Duzentas e dez toneladas de arroz foram colhidas pelos camponeses associados do município de Luquembo (a 210 quilómetros a Sul da cidade de Malanje), durante a campanha agrícola 2009/2010, em Angola.

Segundo o director municipal da Estação de Desenvolvimento Agrário (EDA), Abreu Pedro, durante a campanha agrícola os camponeses cultivaram 52 hectares de arroz, cujo rendimento foi de 4,13 toneladas por hectares.

Realçou que na época agrícola 2009/2010 foram ainda cultivados 1200 hectares de mandioca, feijão macunde, batata-doce, amendoim e gergelim, que tiveram uma colheita proveitosa.

Os camponeses, informou, cultivam e colhem arroz e outros produtos manualmente, facto que provoca a deterioração dos mesmos e dificulta o aumento da produção.

Abreu Pedro disse que uma das grandes dificuldades que os camponeses das três comunas que ficam a sul da sede municipal de Luquembo (Kimbango, Kapunda e Kunga Palanca e Dombo Wa Zanga) enfrentam têm a ver com o escoamento de produtos, devido à falta de ponte sobre o rio Luando, que não facilita a travessia de pessoas e bens na época chuvosa.

“A produção nestas localidades não é tão rentável porque quando há muita produção, os alimentos se estragam por falta de escoamento”, afirmou.

Segundo Abreu Pedro, durante a época agrícola, a EDA distribuiu três toneladas de milho, 6,4 de arroz e uma de ervilha, bem como enxadas e catanas que beneficiou mais de três mil famílias camponesas.

Informou que os produtos colhidos nesta época, que considerou proveitosa, serviram para o consumo da população e a outra para sementes da campanha 2010/2011.

Disse que na presente campanha agrícola 2010/ 2011 a EDA no município está a actualizar o registo dos camponeses, tendo em conta o crédito de campanha, cujo valor máximo é de USD 5 mil e o prazo de reembolso é de 10 meses.

A ADA, no município de Luquembo, controla dois mil e 625 camponeses agrupados em 27 associações e sete cooperativas agrícolas.

O município de Luquembo, com seis comunas, conta com 48 mil habitantes que se dedicam-se ao cultivo de batata-doce, mandioca, milho, amendoim, gergelim e o arroz.

1 Comentário

  • Estive nessa reigião de Angola, e vi que eles tem solos ferteis e clima para produzir alimentos como qualquer outro país. Mas ainda falta tecnologia para aumentar a produtividade. Engº Agr° Fabricio P.Pietsch

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter