Governo angolano aposta na reactivação da cultura do arroz

O governador da província angolana de Malanje, Boaventura da Silva Cardoso, defendeu neste fim-de-semana, no município de Kambundi Katembo, a 185 quilómetros a leste da cidade de Malanje, a necessidade de reactivar a produção do arroz, com vista a auto-suficiência alimentar das populações.

O governante defendeu esta posição quando procedia à abertura oficial da campanha agrícola 2010/2011, na localidade de Cubango. Referiu que a produção do arroz constitui um desafio do seu executivo, no quadro de diversificação da dieta alimentar das populações.

“Estamos apostados para que a produção venha atingir os níveis do passado nesta região, que faziam da nossa província maior produtora de arroz, à semelhança das províncias do leste e a do Bié, cujos excedentes eram escoados para outros mercados nacionais e internacionais”, ressaltou.

Para o efeito, e com vista a dar resposta ao incentivo da cultura do arroz, o governador de Malanje Boaventura Cardoso, procedeu à entrega de 30 toneladas de sementes de arroz, instrumentos de trabalhos e quatro máquinas de descasque do produto, para os municípios de Kambundi Katembo, Quirima e Luquembo.

Segundo o governante, para a concretização deste projecto, uma empresa privada de mecanização agrícola mostrou-se disponível a prestar serviços de preparar as terras, no âmbito do crédito de campanha agrícola em curso no país, visando o desenvolvimento da região.

Boaventura Cardoso informou que numa primeira fase se prevê a preparação de 550 hectares de terra para o cultivo de arroz, com previsão de se atingir cerca de 275 toneladas de produção, com envolvimento de 172 mil e 252 famílias, que contarão com apoios do Programa de Desenvolvimento de Extensão Rural (PDER).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter