Poder de persuasão

 Poder de persuasão

Alimentação saudável: uma receita para a vida toda

A Turma do Sítio descobre o mundo fantástico do arroz e do feijão
.

 A Embrapa Arroz e Feijão e a Editora Globo estão juntas na campanha que tem por objetivo promover os dois produtos mais tradicionais da culinária brasileira. A estratégia da promoção tem como alvo o público infanto-juvenil e busca estimular o consumo de arroz e de feijão como elementos de uma combinação saudável, equilibrada e que já faz parte do dia-a-dia dos brasileiros.

O novo material da campanha foi apresentado pelo chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Arroz e Feijão, Flávio Breseghello, durante a 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Cachoeirinha (RS): uma revista em quadrinhos com personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo que mostra por que o arroz e o feijão são alimentos que surpreendem a todos quando se fala de nutrição e sabor.

A revista Arroz e Feijão, o Par Perfeito! traz histórias com os personagens de Monteiro Lobato se deliciando com os saudáveis pratos da cozinheira Tia Nastácia. Em três aventuras divertidas, Emília e sua turma vão se envolver no mundo fantástico do arroz e do feijão e levarão crianças e adultos a conhecer os valores nutricionais desta combinação, os riscos de uma alimentação baseada em salgados, doces e fast-food e ainda rir para valer.

A publicação é fruto de um projeto conjunto entre Embrapa e Editora Globo, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e das câmaras setoriais das cadeias produtivas do arroz e do feijão. O trabalho coordenado pela pesquisadora Beatriz Silveira Pinheiro, ex-chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, envolveu um imenso esforço na adaptação do conteúdo técnico para uma linguagem acessível a todos.

Foram produzidos um milhão de exemplares que serão disponibilizados para escolas interessadas nas principais regiões metropolitanas do país. A empresa busca agora parceiros para levar a publicação para escolas, cooperativas e outras organizações. As cidades escolhidas para a distribuição inicial da publicação são Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Florianópolis, Porto Alegre e Brasília.

Em breve a coordenação do projeto deverá entrar em contato com as secretarias de educação municipais para buscar apoio na distribuição do material. Os interessados podem entrar em contato com a unidade pelo telefone (62) 3533-2123 ou pelo e-mail sac@cnpaf.embrapa.br.

 

 

O PAR PERFEITO

A iniciativa da Embrapa Arroz e Feijão ao convocar a Turma do Sítio está inserida no contexto da campanha Par Perfeito, criada pela empresa em 2005 com o objetivo de promover os dois produtos. A pesquisadora Beatriz Silveira Pinheiro continua à frente deste trabalho que agora “ganha um desdobramento muito interessante”, conforme ela explica: “Refocamos a campanha para o público infanto-juvenil com base em pesquisas que mostram que 15% desta população já apresenta problemas de obesidade. Isso representa um sério problema de saúde pública, mas que pode ser revertido com uma alimentação mais saudável”, observa.
É a própria pesquisadora que descreve passo a passo o making of da campanha:

O CONCEITO
– “Sou uma fã incondicional de Monteiro Lobato, cujos livros devorei na infância. E conhecia as cartilhinhas produzidas pela editora Globo para o MDA com os personagens do Sítio abordando aspectos de nutrição. Por convite da Secretaria Executiva da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão, a diretora de unidades infantis da Editora Globo, Lúcia Machado, participou da reunião conjunta das câmaras setoriais de arroz e de feijão em Goiânia, em setembro de 2007”.

OS PRIMEIROS PASSOS
– “Na ocasião ela manifestou-se encantada com a possibilidade de informar, de forma lúdica, a riqueza nutricional, a versatilidade e os benefícios à saúde do par perfeito. Logo após, juntamente com o então supervisor da área de comunicação, André Coutinho, fizemos uma visita à editora em São Paulo para conhecer os produtos e conversar sobre a possibilidade de envolvê-los na campanha”.

O ROTEIRO
– “A Editora Globo se propôs a trabalhar os roteiros com base em dados técnicos e em estreito contato com os nossos pesquisadores Priscila Zaczuc Bassinello e Eduardo Eifert. O trabalho foi então iniciado e três roteiros foram sendo compostos pelos habilidosos roteiristas da editora e intervenções dos nossos pesqui-sadores. Finalizamos em dezembro de 2007, mas infelizmente a busca de recursos empreendida pela Embrapa e pelas câmaras não foi bem-sucedida”.

OS RECURSOS – “Quando deixei a gestão da unidade o nosso novo chefe-geral, Pedro Arraes, comprou a ideia e também se empenhou em buscar recursos. Felizmente, no final de 2008 o programa Mais Alimentos, uma parceria entre o MDA e a Embrapa Transferência de Tecnologia, propiciou os recursos tão desejados!”.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter