Um líder do Sul

 Um líder do Sul

Líder do Sul: expansão da planta e dos mercados

Empresa do Grupo Imec amplia estrutura para atender o mercado crescente.

O Engenho Líder do Sul, do Grupo Imec, que também conta com uma das mais conhecidas redes supermercadistas do Rio Grande do Sul, realizou grandes investimentos em sua estrutura industrial no município de Rio Pardo (RS), ampliando em 40% sua capacidade de secagem e armazenagem. Atualmente a unidade pode armazenar até 430 mil sacos de arroz em casca, graças ao investimento superior a R$ 2,5 milhões em duas unidades armazenadoras de 75 mil sacos cada uma. É a 26ª empresa no ranking do Irga para as 50 maiores indústrias arrozeiras gaúchas.

A gerente nacional de vendas do Engenho Líder do Sul, Mariane Labres, destaca que o investimento foi realizado visando o fortalecimento da parceria com os produtores da Depressão Central gaúcha, principalmente Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Candelária, Pantano Grande e arredores. “Hoje 100% da nossa matéria-prima vem dessa região, o que já é uma referência de qualidade”, revela. Segundo Mariane, a demanda crescente por produto, seja pela rede Imec ou milhares de pontos de venda das marcas Líder do Sul, Italianão e Italianinho (branco tipos 1, 2 e 3 e parboilizado tipo 1), exigiu a ampliação da estrutura. “Tínhamos 10 silos de 25 mil sacos mais um pulmão para 30 mil. Com a ampliação temos condições de ampliar a parceria com os produtores”, destaca.

Mas não é apenas a empresa que está satisfeita com a nova estrutura. Os produtores também acreditam no investimento. O agropecuarista Renato Lermen, de Cachoeira do Sul, é parceiro do Engenho Líder do Sul há quatro anos e confirma a boa relação. “Parto do princípio que nós devemos fortalecer a economia regional valorizando as nossas empresas. A rede Imec é sólida, confiável, cumpridora dos contratos e gera muito emprego. É bom negociar com eles”, assegura. Segundo Lermen, em um momento no qual a região enfrentou severas perdas produtivas em razão do clima adverso na última safra, o fortalecimento da economia regional é uma das maneiras de recuperar o valor do arroz no mercado.

Uma das lideranças arrozeiras do Rio Grande do Sul, Balthazar de Bem e Canto, ex-secretário estadual da Agricultura, também é parceiro do Engenho Líder do Sul. Produtor em Pantano Grande, Bem e Canto destaca que em 2009 vendeu boa parte de sua safra de arroz para a empresa. “Este ano ainda não vendi um só grão, mas na hora de vender é a primeira empresa para a qual vou telefonar”, avisou. Segundo ele, a relação de confiança com a indústria faz a diferença na hora da comercializar.

PERFIL
O Engenho Líder do Sul beneficia mais de 100 mil fardos de 30 quilos de arroz por mês e atende os mercados do Rio Grande do Sul, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, ainda exporta seu produto. Em 2010 a unidade também abriu o processamento de farinha de arroz em seu mix de produtos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter