3ª edição do Selo Ambiental tem 28 produtores inscritos

De acordo com a pesquisadora do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Vera Macedo, as ações desenvolvidas são para a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos na atividade agrícola.

A 3ª edição do Selo Ambiental da lavoura de arroz irrigado da safra 2010/11 conta com a participação de 28 agricultores, sendo 26 da Fronteira Oeste e 2 da Planície Costeira. O Selo Ambiental é um instrumento que visa reconhecer os produtores de arroz cujos manejos da lavoura de arroz e da propriedade rural estejam em conformidade com a legislação ambiental.

De acordo com a pesquisadora do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Vera Macedo, as ações desenvolvidas são para a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos na atividade agrícola. O Selo tem como objetivo promover a sustentabilidade ambiental; desencadear o processo de Certificação e Rastreabilidade; garantir ao produtor reconhecimento quanto ao uso de práticas ambientais e sociais corretas na lavoura de arroz irrigado; possibilitar a agregação de valor ao produto e a ampliação de mercado; reduzir custos agregados ao processo produtivo e ampliar os limites de crédito.

A cada edição aumenta o número de produtores inscritos para concorrer ao Selo Ambiental. Na safra 2008/09, 21 agricultores foram inscritos e 11 receberam o prêmio, já na safra 2009/10, foram 20 inscritos e 13 premiados. Em sua terceira edição, na safra 2010/11, 28 agricultores do Estado concorrem ao Selo.

A partir dessa fase de habilitação dos empreendimentos agrícolas e produtores rurais, as Comissões de Avaliação Municipais deverão ser constituídas para dar prosseguimento as fases de Auditoria e de Julgamento, conforme normas e critérios constantes no Regulamento de concessão do Selo Ambiental disponível em http://www.irga.rs.gov.br.

O Selo Ambiental foi criado em 2008 pelo Governo do Estado, por meio do Irga, com a participação da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Secretaria Extraordinária de Irrigação e Usos Múltiplos da Água e apoio da Farsul, Federarroz e Fundação IRGA.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter