Produtores da Zona Sul gaúcha ganham novas casas de arrozeiros
Com investimentos de R$ 242 mil, as estruturas devem funcionar como Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural e promover a difusão de tecnologias para o desenvolvimento da orizicultura de Jaguarão e Arroio Grande (RS).
O presidente do Irga, Maurício Fischer, assinou, nesta sexta-feira (26), contrato para a construção de duas casas dos arrozeiros em Jaguarão e Arroio Grande. Com investimentos de R$ 242 mil, as estruturas devem funcionar como Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural e promover a difusão de tecnologias para o desenvolvimento da orizicultura. As obras se iniciam ainda este ano.
Em Jaguarão, o terreno de 200 metros quadrados onde será erguido o novo prédio está localizado no Parque de Exposições. No município de Arroio Grande, a sede será no Sindicato Rural. “Essa é uma luta antiga dos produtores. A parceria com os sindicatos irá fortalecer a integração do setor com o agronegócio e o Estado”, afirmou Maurício Fischer, que estava acompanhado do prefeito de Jaguarão, José Cláudio Martins.
De acordo com o conselheiro do Irga em Arroio Grande, Carlos Alberto Gomes, o contrato representa um marco definitivo do Instituto na região. “O Núcleo ficava em casas alugadas. O produtor precisa de um endereço fixo para buscar atendimento”, disse. “Agora as discussões e os encontros do setor serão na Casa do Arrozeiro e vão reunir um número maior de pessoas”, acrescentou.