Governadora gaúcha nomeia Maurício Fischer presidente do Irga

 Governadora gaúcha nomeia Maurício Fischer presidente do Irga

Nomeação: governadora assina nomeação de Fischer

Atual dirigente era nomeado e, agora, venceu a primeira eleição em lista tríplice, realizada por conselheiros, para dirigir o Instituto.

A governadora Yeda Crusius nomeou, nesta terça-feira (07), o engenheiro-mecânico e funcionário de carreira do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, como primeiro presidente eleito da Autarquia. “É um excelente técnico do quadro e o candidato mais votado. Hoje é um dia muito importante. É um momento histórico para orizicultura do Estado e para o Irga, atendendo uma reivindicação de 20 anos dos produtores”, disse. Em novembro, os conselheiros foram às urnas para eleger uma lista tríplice para o cargo máximo do Instituto.

Fischer, que era presidente desde 2006, quando foi nomeado pela atual governadora para o cargo de confiança, pretende dar continuidade às ações como o Programa Renda, que tem como objetivo aumentar a rentabilidade do produtor gaúcho. Para os próximos dois anos, ele quer fortalecer a Fundação Irga e as regionalizações do Conselho Deliberativo, além de planejar um aumento nos investimentos em pesquisa e transferência de tecnologia. “Vamos seguir projetos em andamento, como as construções da nova sede do Irga, em Porto Alegre, e do vertedouro da Barragem do Capané, em Cachoeira do Sul”, afirmou.

Histórico

Em outubro, a governadora sancionou a lei, aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, que altera o estatuto do Irga, em vigor desde 1948. A norma modifica a forma de escolha do presidente da instituição que passa a ser feita por meio de uma lista tríplice indicada pelo setor produtivo e, posteriormente, encaminhada a chefe do Executivo gaúcho. A tarefa de escolha cabe ao Conselho Deliberativo, formado por 72 produtores de todas as regiões, e que é eleito pelos 18 mil arrozeiros gaúchos.

Currículo

Natural de Rio Pardo, Maurício Fischer possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestrado em Mecanização Agrícola pela mesma instituição. Iniciou sua carreira no Irga em 1980 no Centro de Treinamento de Mão-de-obra rural. A partir de 1995, foi o gerente da Divisão de Pesquisa da Estação Experimental do Arroz, localizada em Cachoeirinha.

Já em 2004 assumiu a diretoria técnica, até se tornar presidente da Instituição, em 2006. Maurício é também presidente do Comitê Administrativo do Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado (Flar) e do Conselho de Administração da Fundação Irga. Fischer é o primeiro presidente eleito da história do Irga.

1 Comentário

  • Pois é, A governadora perdeu a oportunidade de sair cem por cento com a lavoura arrozeira. O bom senso era que ela desse a oportunidade do governador que chega em primeiro de janeiro, escolher o presidente do IRGA. Assim, era normal que o mais votado pudesse ser o indicado. Mas, agora pode haver barulho, confusão e pode acarretar à instituição uma carga pesada, e o perigo é iniciar um bate pé entre o conselho e o novo governo. O bom sería iniciar uma conversa, um bom bate papo, e entendimento. Todos ganhariam.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter