Produtores de arroz se reúnem em Miranda (MS)
O evento aconteceu na Fazenda São Francisco e foi promovido pela Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Agropecuária Oeste e pela Fazenda San Francisco.
Produtores de arroz, representantes públicos e privados e pesquisadores da Embrapa e do Epagri-SC se reuniram em Miranda-MS para debater a produção de arroz irrigado no estado de Mato Grosso do Sul.
Nesta 15ª edição do Dia de Campo foi marcada pelo tema ‘Colheita do Arroz Irrigado no MS – Safra 2010/2011’, e teve como palestrantes, Moacir Schiochet – melhorista da Epagri-SC, que falou sobre "Comportamento da cultivar Satoru (SCS 116) em SC", e por Luciene Fróes Oliveira – analista da Embrapa Arroz e Feijão, com o tema "Avaliação das cultivares de Arroz Irrigado utilizadas nos Valor de Cultivo e Uso (VCU) da Embrapa no MS".
De acordo com Luciene, na Fazenda San Francisco destacam-se as cultivares BRS Ourominas, que tem altíssima produtividade e tolerância à bruzone na panícula, e a linhagem BRA 051108 com altíssima produtividade, tolerância ao acamamento e à bruzone na folha e na panícula, além de alta percentagem de grãos inteiros.
Para Roberto Coelho, proprietário da Fazenda San Francisco e produtor de arroz há vários anos, no momento existe, também a necessidade em desenvolver uma cultivar que seja adaptada a ciclos mais longos, porque na região o ciclo encurta naturalmente.
A Fazenda San Francisco cultiva arroz desde 1984 e nestes 22 anos de experiência com o arroz produz sementes selecionadas e certificadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e para produzir melhores tecnologias de cultivo do arroz irrigado ela possui um campo experimental para avaliação de cultivares, além do convênio com a Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Agropecuária Oeste, e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri – SC.
Além disto, a lavoura possui Licenciamento Ambiental que é renovado a cada quatro anos, conta com monitoramento ambiental a cada ano, que é inspecionado pelos órgãos licenciadores. As áreas para cultivo são sistematizadas com tecnologia computadorizada a raio laser que resulta em parcelas totalmente niveladas para facilitar a produção e diminuindo os custos da lavoura.
Após as palestras os participantes do dia de campo realizaram visita ao campo de produção e VCU testes de linhagens, nos quais verificaram diferentes estágios das lavouras e sobre as variedades de arroz irrigado que são produzidas na fazenda.