Um olho na safra,outro no mercado

 Um olho na safra,outro no mercado

Yeda Crusius: governadora gaúcha abrirá oficialmente a colheita do arroz

Abertura da safra de arroz concentra as decisões político-setoriais de 2009.

Todas as atenções da cadeia produtiva brasileira estarão voltadas para a Estação Experimental do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) na primeira quinzena de março, quando ocorrerá a 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento, de 5 a 7 de março, é promovido pela Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz) e o Irga e concentra as principais decisões e anúncios político-setoriais do ano para o setor. 

A Abertura da Colheita é também o palco para a apresentação das novas e importantes tecnologias que asseguram o desenvolvimento da lavoura e sua competitividade. “Os grandes assuntos da lavoura brasileira de arroz serão debatidos em Cachoeirinha e nós esperamos um número recorde de produtores, técnicos e demais interessados ligados ao setor”, avisa o presidente da Federarroz, Renato Rocha. A governadora Yeda Crusius já confirmou presença e o setor aguarda a posição do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. 

Com o arroz os agricultores estão colhendo a esperança de preços remuneradores no mercado brasileiro em 2009 e a manutenção do alto volume de exportações. O evento abre um horizonte de novas tecnologias e ações político-setoriais que assegurem a estabilidade produtiva e do mercado no próximo ano. A 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz concentrará o melhor da tecnologia em arroz irrigado na área da Vitrina Tecnológica, debates e discussões decisivas sobre mercados, comercialização, meio ambiente, gestão, consumo e temas pertinentes a toda a cadeia produtiva gaúcha e nacional.

PARCERIA – O presidente Renato Rocha destaca a importância da parceria com o Irga para a Abertura da Colheita, que fortalece a cadeia produtiva. “São duas entidades representativas do arroz gaúcho e o fato de estarem juntas, promovendo o maior evento da produção orizícola da América, é muito significativo”, frisa. Rocha não poupa elogios à infraestrutura da Estação Experimental do Arroz, com 200 hectares e uma das principais vitrinas tecnológicas do mundo, que apresentará as principais tecnologias e modernos insumos para a lavoura, além dos experimentos do próprio Irga. “A estrutura permite a realização do evento em um único espaço, num local distante apenas 10 quilômetros de Porto Alegre, a melhor estrutura de hotelaria e logística do RS”, comemora o dirigente arrozeiro. Mais de 90 excursões de agricultores são esperadas no Irga.

 

Uma safra de novidades

Abertura: Maurício Fischer, João Carlos Machado e Renato RochaA 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, de 5 a 7 de março, na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha (RS), abordará em sua programação os mais importantes temas da atualidade para a cadeia produtiva. Dois painéis, abordando a aplicação de biotecnologia na lavoura orizícola e a comercialização do arroz em 2009, devem concentrar as atenções dos visitantes. 

Outras 10 palestras com temas relevantes serão apresentadas e levadas ao debate com os produtores, como a polêmica sobre a lei ambiental que determina a reserva legal, sob responsabilidade da Farsul, a eficientização dos sistemas elétricos das lavouras, com foco nos “puxes” de água, com a AES Sul, sobre agricultura de precisão, com a Massey Ferguson, as linhas de financiamento e políticas de custeio do Banco do Brasil, financiamento para irrigação e armazenagem a cargo do BRDE, entre outras. 

Cursos e oficinas estão programados para os colaboradores e capatazes de lavoura, como regulagem de colheitadeiras, secagem e armazenagem de grãos, culinária e gestão ambiental, ministrados pelos instrutores do Senar/RS e do Irga. A parte político-setorial da Abertura da Colheita estará centrada nos fóruns e reuniões. No dia 5 de março, por exemplo, reúnem-se em Cachoeirinha as principais autoridades em arroz do continente americano, com a reunião do Fundo Latino-americano e do Caribe para o Arroz Irrigado (Flar). Um dia depois é a vez da reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz, que reúne representantes de toda a cadeia produtiva brasileira para decidir as grandes questões do setor. No último dia do evento, 7 de março, o Irga reunirá seu conselho deliberativo.

PALESTRAS – A Basf e a Iharabras promoverão reuniões-palestras à noite, ocupando o espaço tradicionalmente direcionado às atividades culturais. “Estamos ampliando o foco profissional do evento, direcionando-o para os negócios e os interesses dos patrocinadores e da cadeia produtiva”, frisa Renato Rocha. Durante o evento os primeiros produtores gaúchos receberão premiação pelo uso do Selo Ambiental. Homens, mulheres e cientistas do arroz receberão a homenagem do setor. Fora isso haverá apresentação e dinâmica de máquinas e implementos agrícolas e uma exposição de equipamentos antigos da lavoura.

SAIBA MAIS

Expositores da Vitrina Tecnológica 
– Basf, Bayer, Cooplantio, Dow, Dupont, Embrapa, FMC, Irga, Mosaic,
RiceTec e Syngenta.

Destaques da programação 
– A Abertura Oficial no sábado 
– A reunião do Flar 
– A dinâmica com máquinas e implementos agrícolas 
– As palestras à noite da Basf e da Iharabras 
– O Balcão de Negócios 
– As palestras técnicas das empresas participantes 
– Os painéis sobre transgênicos e mercado de arroz em 2009 
– Homenagem aos homens, mulher e cientistas do arroz 
– Reunião do conselho deliberativo do Irga 
– Reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz 
– A premiação dos produtores com o Selo Ambiental

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter