O gestor

 O gestor

Após quatro anos exercendo a função de analista de mercados do Irga, o mestre em Economia e Desenvolvimento Camilo Feliciano de Oliveira já se prepara para encarar um grande desafio em 2009. Desde janeiro ele ocupa o cargo de gestor da recém-criada Unidade de Grãos-arroz da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio), cujo foco de atuação será a comercialização do cereal. 

Camilo explica que o arroz representa 39% dos negócios da Cooplantio, que ainda não contava com uma área específica para o grão. Com a experiência adquirida no Irga e sem esconder o entusiasmo frente a esta nova etapa em sua carreira, Camilo promete concentrar seus esforços para ampliar a rentabilidade dos mais de 14,5 mil associados da cooperativa nos três estados do Sul. 

A partir da Unidade Grãos-arroz, a Cooplantio também passará a disponibilizar uma nova alternativa de exportação aos seus produtores associados que tiverem interesse em comercializar seu produto no exterior. Atualmente a cooperativa é líder no fornecimento de insumos agrícolas e sua matriz está instalada em Eldorado do Sul (RS). Sua estrutura conta com 40 filiais no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e abrange cerca de 400 mil hectares de lavouras, compreendendo as culturas de soja, arroz, milho, trigo, feijão, sorgo, cebola e alho, entre outros.

 

A perda

A lavoura arrozeira gaúcha per-deu no dia 24 de dezembro de 2008 uma de suas li-deranças. Presidiu a Associação de Arrozeiros de São Francisco de Assis, na fronteira-oeste gaúcha, onde residia e produzia arroz em área de 50 hectares. Dirigente da Comissão de Arroz da Farsul, um dos fundadores da Federarroz e conselheiro do Irga, Arlindo Oliveira Ribeiro faleceu aos 62 anos. Defensor apaixonado da orizicultura e da agricultura gaúcha, Arlindo Oliveira Ribeiro faleceu vítima de problemas cardíacos e em decorrência de diabetes. Atualmente era presidente em terceiro mandato da Cooperativa Agrícola Assisense. O setor certamente lembrará de Arlindo como um defensor intransigente da produção, da propriedade e da organização setorial.

O palestrante

A orizicultura do Mercosul ganha visibilidade – e presença garantida – nos eventos internacionais. O primeiro sinal de mudança neste cenário foi confirmado no 4th Rice Trade Outlook, realizado em junho de 2008 em Lisboa e que contou pela primeira vez com um painelista brasileiro: o mestre em Agronegócios Tiago Sarmento Barata. Para este ano a expectativa gira em torno do Rice Americas 2009, evento organizado pelo The Rice Trader com o apoio da Associação Norte-americana de Produtores de Arroz, que se realizará em Miami (EUA) entre os dias 12 e 14 de maio. Representantes de 30 países das três Américas (Norte, Central e Sul) e do Caribe e mais de 200 delegados painelistas estarão reunidos para discutir os rumos da indústria mundial. 

Tiago Barata integrará novamente o rol dos palestrantes, abordando a posição dos países do Mercosul – Argentina, Uruguai, Paraguai e principalmente o Brasil -, cuja orizicultura vem crescendo em produção e sobretudo em qualidade. Para o analista do Irga o grande desafio para estes países é se manter a posição conquistada como players exportadores.

 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter