Arroz em alta

 Arroz em alta

Fischer: abriu o congresso

Entre os dias 23 e 24 de abril, Porto Alegre sediou o 2º Congresso Pan-americano do Arroz/Rice Americas 2008. Promovido pelo IBC-Ásia e The Rice Trader, o evento reuniu quase 200 industriais, consultores, executivos e analistas do mercado internacional do arroz, de 37 países. Os bons resultados obtidos na primeira edição – em abril de 2007, em Cancun (México) -, a qualidade da programação e o bom momento do mercado mundial de arroz foram, sem dúvida, fatores decisivos para garantir o sucesso do evento. 

Oficialmente aberto pelo presidente do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), Maurício Fischer, e pelo presidente da Confederación de los Molinos Del Mercosur (Comasur), Ricardo Ferrés, o evento debateu o panorama atual e tendências do mercado internacional de arroz, comportamento cambial, o impacto da bioenergia na produção de alimentos, a potencialidade de mecanismos como o mercado futuro de arroz no Brasil e as iniciativas de alguns países de incentivo ao consumo de arroz. 

Como não poderia deixar de ser, a forte valorização do arroz no mercado internacional foi o tema central das discussões e pauta obrigatória nas rodas de conversas que se formavam nos intervalos. Os especialistas Bob Papanos, Jeremy Zwinger e Charles Pinto foram unânimes em apontar a tendência de manutenção dos preços elevados, afirmando que chegou ao fim o tempo de alimento barato no mundo. 

Além do presidente do Irga, Maurício Fischer, o evento teve a participação de outros brasileiros, como o diretor comercial Rubens Silveira (Irga), Tiago Barata (Irga), Valter Pötter (Federarroz), Elio Coradini (Sindarroz-RS) e Zélio Hocsman (Corretora Pampeiro).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter