Orgânicos refletem evolução do arroz no varejo

Arroz orgânico ganha status de produto nobre
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O apelo ambiental e de saúde, a certificação, as embalagens bonitas e as variedades são fatores que transformam o arroz integral em produto nobre e apreciado por consumidores exigentes. Há quem chegue a pagar cinco vezes mais por um arroz produzido sem o uso de defensivos, fertilizantes e outros insumos químicos. Embora esses ainda sejam exceções, os produtos orgânicos vêm ganhando mais espaço entre os tradicionais. 

No mercado brasileiro existem, no mínimo, cinco marcas de arroz orgânico, com 12 produtos diferentes (variando embalagem, grupo, subgrupo, classe e tipo), que já ocupam razoável espaço nas prateleiras dos grandes supermercados, como Pão de Açúcar, Carrefour, BIG, Wall Mart, entre outros. Algumas dessas marcas são: Nardelli Bio, Rozcato All Purê, Blue Ville Orgânico, Fazenda & Casa e Volkmann. 

A “agricultura orgânica” proíbe o uso de fertilizantes e defensivos químicos e integra técnicas como adubação verde, rotação de culturas, compostagem, etc Para um produto ser considerado orgânico, deve ser certificado por uma instituição oficialmente reconhecida, como o Ecocert, Instituto Biodinâmico (IBD) e Demeter. 

“As certificadoras são responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização de todo o processo produtivo, o que implica em custos adicionais. Esta é a primeira explicação para os preços desses produtos serem, geralmente, mais elevados que os tradicionais”, explica Augusto Hauber Gameiro, professor da USP e coordenador do Projeto Arroz Brasileiro, que mensalmente levanta os preços dos diversos produtos de arroz no mercado varejista. 

Gameiro adiciona que outro fator encarecedor é que a produção orgânica requer cuidados especiais e uso intenso de mão-de-obra, resultando em um sistema de cultivo em menor escala. Além disso, o não-uso de alguns insumos pode, eventualmente, implicar menor produtividade. “Deve-se considerar ainda que as empresas têm investido na apresentação desses produtos, especialmente nas embalagens”, ressalta. Como exemplo, citam-se as atraentes caixas de papelão com acabamento de primeira qualidade, bem como as embalagens a vácuo. 

A tabela abaixo mostra o resultado parcial da pesquisa do Projeto Arroz Brasileiro, em junho de 2006, quanto aos preços do arroz orgânico no mercado varejista do interior paulista. 

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