Alternativas para o sul gaúcho
Linhagem tolera temperaturas médias mais baixas.
Um dos principais problemas associados à lavoura de arroz irrigado no Rio Grande do Sul é a ocorrência de temperaturas baixas, que pode causar sérios danos quando na fase reprodutiva da planta, mas também prejudica o estabelecimento e desenvolvimento inicial da lavoura semeada no cedo. Por este motivo, o Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) vem desenvolvendo um programa de melhoramento específico para tolerância ao frio, conduzido na Subestação Experimental do Arroz de Santa Vitória do Palmar (RS) desde a safra 1995/1996. Esse local foi escolhido por ser um dos que apresentam temperatura média mais baixa dentre as regiões orizícolas do estado.
Na safra 2004/2005 foi apresentada aos produtores de arroz que participaram do dia de campo realizado na Subestação de Santa Vitória do Palmar uma linhagem, denominada Irga 2423-3-6V-3V-1, que atualmente é a mais promissora dentre as desenvolvidas neste projeto. A linhagem também foi apresentada no tradicional dia de campo realizado na Estação Experimental do Arroz do Irga, em Cachoeirinha (RS).
A melhorista Renata Pereira da Cruz explica que devido ao contínuo processo de seleção nas condições ambientais de Santa Vitória, a linhagem Irga 2423-3-6V-3V-1 se mostra adaptada e altamente produtiva em ambiente em que predominam temperaturas médias e mínimas inferiores ao restante do estado. O material tem ciclo médio tardio (cinco a 10 dias maior que a BR-Irga 410), porte baixo, alto potencial de perfilhamento e elevado rendimento de grãos. A sua vantagem diz respeito à qualidade dos grãos, que além de apresentarem alto teor de amilose, têm menor centro branco e melhor rendimento industrial que as cultivares BR-Irga 410 e El Paso L 144, as mais plantadas atualmente na zona sul do estado.
Fique de olho
Selecionada a campo, onde a temperatura às vezes não é baixa o suficiente para impor boa pressão de seleção, a linhagem não é considerada tolerante ao frio. Ela é adaptada para a zona sul gaúcha, com temperatura média mais baixa. A decisão sobre o lançamento como cultivar será tomada na próxima safra, após nova avaliação. A linhagem será plantada em parcelões de seis propriedades em diferentes regiões gaúchas. Os produtores vão opinar.
Questão básica
– Sob a coordenação de Renata Cruz, é conduzido o melho-ramento de cultivares tolerantes ao frio do Irga. Atualmente, a seleção de linhas conduzida na Subestação de Santa Vitória é complementada com uma seleção em condição de temperatura controlada, em que somente as plantas com capacidade de germinação em 13°C e de sobrevivência a uma temperatura de 10°C na fase vegetativa são selecionadas.
– Esses procedimentos, segundo Renata, permitem aliar a seleção de plantas com bom potencial agronômico com a seleção daquelas com maior tolerância ao frio nas fases iniciais. Esse trabalho é desenvolvido com o Fundo Latino-americano de Arroz Irrigado (Flar).