A fazenda virou cidade

 A fazenda virou cidade

Moisés e Antônio Debastiani: parceria na lavoura

Família Debastiani é pioneira em arroz em Feliz Natal (MT).

O norte do Mato Grosso é a principal região brasileira de produção de arroz de terras altas. Trata-se de uma região de terras planas onde o arroz enquadra-se como cultura referencial na abertura de áreas. Nessa região está o município de Feliz Natal, considerado um grande produtor de arroz, com 35 mil hectares plantados. Esse cultivo chegou ao município pelas mãos do empresário Antônio Domingos Debastiani, que lançou as primeiras sementes em parceria com o filho Moisés Debastiani, em 1997. 

“Não foi uma grande safra, mas analisamos os resultados com um agrônomo que considerou a terra melhor do que em outras regiões. Concluímos que com um pouco mais de manejo, adubação e calcário, a cultura daria resultado. E passamos a investir”, explica Moisés. O investi-mento não aconteceu exclusivamente pelo arroz, mas como preparação para iniciar o cultivo da soja, grão muito valorizado nos últimos 10 anos. 

Depois que começaram a plantar, os Debastiani chamaram atenção de muitos sulistas e produtores de outras regiões que procuraram Feliz Natal em busca de terras mais baratas. Na safra 2004/2005, o município plantou 35 mil hectares de arroz e 45 mil de soja. Os Debastiani plantaram 1,2 mil hectares de arroz e 800 de soja. Para o próximo ano devem plantar 1,2 mil hectares de soja e 1,5 mil hectares de arroz por obrigação. “Trata-se de uma área de segundo ano, em abertura, em que é preciso plantar o arroz para depois a soja”, explica Moisés. Para ele, o município vai plantar 20% menos arroz em 2005/2006 por falta de sementes de qualidade, preços e pela moratória para abertura de novas áreas. 

 

Antônio, o desbravador

Quando em 1979 o comerciante Antônio Domingos Debastiani adquiriu terras em uma encruzilhada conhecida pelo curioso nome de Feliz Natal, no norte do Mato Grosso, nem imaginava o que o destino lhe reservava. E nem pensava que um dia seria arrozeiro, sojicultor, prefeito de uma cidade que nem existia e administraria um enorme patrimônio pessoal com a ajuda de seus filhos Moisés, Tiago e Simoni. Debastiani é um desbravador. 
Deixou Maravilha (SC) em 1983 e se instalou em Sinop (MT) para trabalhar como madeireiro. 

Abriu as primeiras áreas quando os filhos ainda estudavam em Sinop, mas em 1989 mudou-se para Feliz Natal. Debastiani convenceu madeireiras do Sul a se instalarem na região e criou-se uma vila com 500 habitantes. Feliz Natal tornou-se distrito de Vera e, em 1996, emancipou-se com mais de cinco mil moradores. 

Em 1997, Debastiani, prefeito de Feliz Natal, abriu a primeira lavoura de arroz no município. Antes, em 1955, a família Matsubara, que colonizou a região, já havia plantado arroz. Mas abandonou a cultura. 

Questão básica
Moisés Debastiani plantou arroz para abrir caminho à soja. Assumiu parte dos negócios porque seu pai elegeu-se prefeito em 1997 e permaneceu na Prefeitura até 2004. Atualmente, Moisés é sócio de Leandro Ribeiro em uma empresa de armazenagem e secagem de grãos. A sociedade instalará uma indústria de arroz de porte médio até o final do ano e utilizará a estrutura de logística de outra empresa de Ribeiro em São Paulo para agregar valor. Na agricultura, os Debastiani mantêm três mil hectares de arroz e soja, quatro secadores e um armazém para 350 mil sacos de grãos. Afora isso, mantêm investimentos em pecuária, no comércio e uma colonizadora. Tiago Debastiani, irmão de Moisés, participa da administração dos secadores da família. 

 

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter