Até nas taipas

 Até nas taipas

A busca por maior produtividade nas lavouras de arroz é um desafio que provoca o surgimento de novas técnicas de manejo e implementos. Na safra 2004/2005, o rechegador de taipas, uma grade com 18 enxadas desenvolvida para nivelar leiveiros, ganhou mercado no Rio Grande do Sul e mostrou que é possível solucionar três graves problemas que surgem junto com as taipas das curvas de nível: desperdício de água, área com maior incidência de doenças e compactação do solo que impede a germinação. 

O produtor Astor Wallauer, que cultiva cerca de 800 hectares de arroz, aprovou o mecanismo. Segundo ele, a grade de enxadas elimina a área que foi raspada e ficaria praticamente improdutiva. A uniformidade de germinação da lavoura, a menor incidência de doenças, o melhor desempenho da plantadeira e o melhor aproveitamento de água são outras vantagens proporcionadas graças ao uso desse implemento. 

O empresário Jorni Hertz, projetista e fabricante do rechegador de taipas, colocou o equipamento no mercado em 2002, mas foi somente no ano passado que ele ganhou visibilidade e boa aceitação no mercado gaúcho. Ainda não existe um estudo que indique o quanto esse equipamento pode aumentar a produtividade, mas os indicativos são de que o uso desse implemento é extremamente vantajoso. A Indústria de Implementos Agrícolas Hertz, de Cachoeira do Sul (RS), pretende ganhar novos mercados nas próximas safras, vendendo o rechegador de taipas para produtores de arroz de outros estados. 

 

Visão Futura

Em abril, o norte do Mato Grosso receberá um reforço de peso na área de comercialização de cereais. A Futura Cereais, uma das mais importantes corretoras do Centro-oeste brasileiro, estará inaugurando um escritório regional em Sinop, oferecendo suporte técnico e conhecimento de mercado para facilitar a comercialização de produtos agrícolas. A filial da Futura, que tem sede em Cuiabá (MT), trabalhará tanto na parte de classificação como em pagamentos. O diretor da empresa, Jorge Fagundes, destaca que a Futura será a única empresa de corretagem que terá matriz em Cuiabá e filial em Sinop, assegurando classificação do produto e informação simultânea, o que evitará transtornos de diferença de pontos na hora do recebimento da mercadoria. 

Também os pagamentos serão realizados diretamente pela filial, dando mais segurança aos produtores e agilidade às transações comerciais. Num segundo passo, até o final do ano, a empresa realizará outro grande investimento no chamado “nortão” do Mato Grosso. Está em fase de conclusão de projeto a instalação de uma unidade de recebimento e secagem de grãos. “Estamos apostando no potencial de produção e de crescimento do agronegócio no Mato Grosso”, revela Jorge Fagundes. 

 

Congresso do Arroz

O 4º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado e 26ª Reunião da Cultura do Arroz Irrigado ocorrerão paralelamente entre 9 e 12 de agosto em Santa Maria (RS). O evento é organizado pela Universidade Federal de Santa Maria e Sociedade Sul-brasileira do Arroz Irrigado (Sosbai).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter