Desafio da água

 Desafio da água

Setor orizícola busca a sustentabilidade no uso da água.

A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e produtores rurais vão criar normas e regras que permitirão identificar e premiar quem melhor aproveitar a água na lavoura. O Prêmio Gaúcho da Sustentabilidade do Uso da Água na Lavoura faz parte do projeto que está sendo elaborado e que funcionará como um programa de qualidade na avaliação do uso deste importante recurso no campo. 

Segundo o vice-presidente da Farsul, Francisco Schardong, o prêmio é uma forma de buscar a conscientização e integração dos produtores rurais com questões ambientais. “Estamos preparando a agricultura gaúcha para a outorga e cobrança pelo uso da água. No ano passado foram encaminhados os licenciamentos ambientais de praticamente todas as lavouras de arroz do Rio Grande do Sul”, comenta Schardong. A otimização no uso da água está cada vez mais no topo da lista de prioridades dos produtores rurais, especialmente de arrozeiros. 

O prêmio proposto pela Farsul e Sema terá como principal objetivo reconhecer os produtores que melhor aproveitam os recursos hídricos na agricultura gaúcha. O secretário executivo do Conselho de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul, Paulo Paim, destaca que os órgãos ambientais são parceiros para desenvolver esse projeto que irá agregar renda. “Órgão ambiental não deve ser visto como um bicho-papão que atua apenas para licenciar, fiscalizar e multar. É preciso uma integração de todos os envolvidos para fazer um bom trabalho”, frisou Paim. 

Questão básica
O prêmio aos produtores que melhor aproveitarem a água em suas lavouras será um selo de reconhecimento, uma forma de agregar valor a partir da identificação do produtor que usar a água de forma sustentável.

NÚMEROS

 Segundo o representante da Agência Nacional de Águas, Devanir dos Santos, somente 3% da água do planeta é doce, própria para o consumo e agricultura. Além da maioria da água disponível ser salgada, há outros complicadores. Grande quantidade da água doce está congelada nos pólos e outra parcela no subsolo. Para cada 1.000 litros de água do planeta, 970 litros são água do mar, 20 litros estão nos pólos, sete litros no subterrâneo e apenas três litros são água doce.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter