Dom Pedrito abre a safra 2004/2005

 Dom Pedrito abre a safra 2004/2005

O município de Dom Pedrito, na campanha gaúcha, será palco da 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, evento programado para acontecer de 25 a 27 de fevereiro de 2005. O evento, segundo o presidente da Associação dos Agricultores de Dom Pedrito e vice-presidente da Federarroz, Gilberto Raguzzoni, apresentará importantes mudanças com relação ao perfil das edições passadas. Desta vez, ao contrário do estabelecimento de uma vitrina tecnológica, os visitantes farão tour técnica pelas lavouras do Projeto 10 instaladas no município, pelas lavouras comerciais e demais experimentos. 

A estrutura para palestras e abertura política da safra, com a presença de autoridades, será realizada em um local de fácil acesso, próximo da cidade. “O objetivo é fazer com que os visitantes observem, na prática, a dimensão e o impacto da alta tecnologia nas lavouras da região”, destacou Raguzzoni. Dom Pedrito, atualmente, é um município referencial para a lavoura de arroz. Além de organizar o Seminário Lavoura em Evolução, o principal evento técnico do gênero no estado, é também a sede da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul até 2007 e onde foi criado o Projeto 10, referência em tecnologias para alta produtividade da lavoura de arroz gaúcha.

 

O recorde da evolução

O Seminário Lavoura em Evolução, realizado em Dom Pedrito (RS) no início de junho, bateu recorde de participação, com mais de 800 inscritos nas palestras e oficinas. O evento confirmou a condição de principal seminário sobre a cultura do arroz do Rio Grande do Sul. Na edição anterior, cerca de 600 participantes acompanharam as palestras técnicas.

 

13ª Fenarroz bateu todos os recordes

 A 13ª Feira Nacional do Arroz, evento realizado em Cachoeira do Sul (RS) em maio passado, contabilizou R$ 170 milhões em negócios e 123,6 mil visitantes durante os sete dias. O presidente da feira, Érico Razzera, disse que o resultado superou todas as expectativas. A próxima Fenarroz será em 2006.

 

Transferência de tecnologia

 Os produtores de arroz irrigado da região de Rio Brilhante, município no estado do Mato Grosso do Sul, estão mais atentos às novas técnicas de produção do cereal. No início do mês de julho, cerca de 300 produtores participaram das palestras desenvolvidas durante o IV Simpósio de Arroz Irrigado. O evento foi promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante em parceria com a Associação dos Produtores de Arroz e Irrigantes de Mato Grosso do Sul. 

“Na primeira quinzena de agosto, os produtores da nossa região começam a plantar e já colocarão em prática algumas técnicas apresentadas no simpósio. Quem participou do evento ganhou informações e entendeu que é preciso qualificar o trabalho para colher melhores resultados”, resumiu Sidenei Tambosi, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante. O próximo Simpósio de Arroz Irrigado de Rio Brilhante será em 2006.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter