Recordes e desafios
Para os produtores, no entanto, a safra só acaba depois de comercializada com justa rentabilidade.
A orizicultura brasileira e a lavoura gaúcha vivem um momento ímpar em sua história neste ano de 2004. Foram batidos recordes de área, produção e produtividade na safra 2003/2004. Para os produtores, no entanto, a safra só acaba depois de comercializada com justa rentabilidade. E esse é um dos grandes desafios intrínsecos aos resultados obtidos na lavoura. A auto-suficiência brasileira e os excedentes do Mercosul, somados, pressionaram os preços e colocam em risco a rentabilidade média da lavoura, que fatalmente será menor do que em 2003.
Outros desafios estão sendo paulatinamente vencidos pelos produtores. Da porteira para dentro, a lavoura de arroz brasileira vai bem, obrigado. Nesta 11ª edição, a revista Planeta Arroz traz uma completa cobertura dos principais projetos em desenvolvimento para agregar produtividade e qualidade nas lavouras do sul do Brasil, responsáveis por 60% da produção nacional. O custo é alto, mas os produtores, pesquisadores e extensionistas estão determinados. O encarte especial traz cases de produtores gaúchos e catarinenses que alcançam alta produtividade em suas lavouras. E suas receitas para produzir bem.
A equipe da Planeta Arroz se orgulha de fazer parte do dia-a-dia deste setor e de ombrear com aqueles que buscam a sustentabilidade da lavoura. E busca traduzir nesta edição o esforço de um segmento que procura, também fora da porteira, alcançar seus objetivos. Mesmo que o desafio seja alimentar o mundo.
Boa leitura.