De suma importância
O ano de 2004 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para ser o Ano Internacional do Arroz (AIA). No Brasil, a Embrapa Arroz e Feijão foi designada para coordenar as ações relativas à promoção mundial. Segundo Beatriz da Silveira, chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, o trabalho é desenvolvido em busca da conscientização da população mundial sobre a importância do arroz na cadeia alimentar.
Beatriz observa que frente ao desafio de mostrar aos brasileiros a importância do arroz, foram desenvolvidas dezenas de atividades. O Dia do Arroz nas escolas públicas e privadas foi uma das propostas que levou palestras, atividades e concursos regionais e nacionais aos jovens. “A meta está sendo atingida e muitos eventos ainda serão realizados em busca da divulgação dos benefícios do arroz na dieta e de curiosidades e fatos sobre a cultura”, destaca Beatriz.
As atividades da ONU no Ano Internacional do Arroz vieram ao encontro do Programa Fome Zero, do Governo Federal, levando cursos e treinamentos direcionados para o segmento de pequenas propriedades e assentamentos. O objetivo foi de ampliar a produção de arroz e a utilização do farelo, na alimentação das populações carentes. Segundo Beatriz da Silveira, as atividades do AIA deverão se intensificar neste segundo semestre para assegurar que os objetivos de aumentar a produção de arroz e garantir a segurança alimentar sejam alcançados.