OS PRINCIPAIS PROJETOS DO PROGRAMA ARROZ RS
Área de pesquisa e extensão rural.
Projeto Clearfield – O convênio Irga/Basf desenvolveu o cultivar Irga 422 CL, ferramenta de combate ao arroz vermelho. O sistema recuperou áreas nobres da lavoura de arroz gaúcha e é um dos responsáveis pela alta produtividade.
Projeto de Rotação de Culturas em Solos de Várzeas
Desenvolve pesquisa na geração de cultivares e tecnologia para o cultivo de soja, sorgo e milho nas várzeas.
Projeto de Produção e Comercialização de Sementes
Disponibiliza aos produtores de sementes material de alta qualidade e pureza varietal das cultivares do Irga.
Projeto de Desenvolvimento de Cultivares de Arroz Híbrido
Convênio com empresa privada e técnicos chineses garante o desenvolvimento de estudos para criação de variedades de arroz híbrido.
Projeto de Desenvolvimento de Cultivares com Tolerância ao Frio
A meta é colocar à disposição da lavoura duas variedades de arroz com tolerância ao frio.
Projeto de Biotecnologia – Desenvolvimento de Novos Cultivares
Por meio da atualização de seus cientistas, pesquisas experimentais e estruturação dos laboratórios, o Irga está iniciando o uso de técnicas mais modernas de biotecnologia para o desenvolvimento de novas variedades.
Projeto de Capacitação e Treinamento
O projeto objetiva a capacitação de técnicos, produtores e trabalhadores da lavoura orizícola. São realizados cursos de manejo integrado do cultivo de arroz (adequado às novas tecnologias) e o sistema de cultivo de arroz pré-germinado. Mais de cinco mil pessoas foram formadas nesses cursos, com impacto direto na produtividade da lavoura gaúcha.
Projeto de Sistematização de Solos
O projeto fomenta a sistematização de várzeas por meio de treinamento de técnicos da iniciativa privada e produtores.
Projeto Gestão Ambiental
Esse projeto tem como objetivo implementar na autarquia e na lavoura orizícola do RS novos paradigmas de produção sustentável.
Projeto Fundo Comum de Commodities – CFC
O Rio Grande do Sul tem tecnologias para reduzir a diferença entre o potencial das cultivares de arroz e a produtividade média que vem sendo obtida. O desafio é transferir essa tecnologia para a lavoura. Para isso, o Irga firmou convênio com o Fundo Comum de Commodities, órgão da FAO aportando 500 mil dólares para treinar seu quadro técnico e implantar métodos de extensão rural. O programa está sendo concluído nesta safra com absoluto sucesso.
Projeto Alta Produtividade PROJETO 10
O Projeto 10, de transferência de tecnologia para altas produtividades, está reduzindo as lacunas existentes entre o potencial produtivo da lavoura arrozeira e as práticas adotadas pelos produtores. Altas produtividades dependem de planejamento e aplicação de um conjunto de técnicas modernas. Por meio da orientação e transferência no sistema produtor-a-produtor de práticas de manejo modernas, esse projeto é considerado o mais importante para a alta produtividade no Rio Grande do Sul.
Uso Alternativo do Arroz
A agregação de valor ao arroz está acontecendo por meio de novos produtos, cada vez mais numerosos, que usam o cereal como matéria-prima ou ingrediente. Produtos como pães, massas, sorvetes e bebidas ocupam cada vez mais lugar no mercado. O consumo industrial de sílica e biomassa energética da casca de arroz também é buscado.
Área de comunicação e difusão
Projeto Marketing do Produto Arroz do RS
Por meio de parcerias estratégicas com a cadeia produtiva do arroz, estão sendo desenvolvidas ações para o aumento do consumo do arroz e seus derivados. É um dos maiores projetos do Irga.
Projeto Revista Lavoura Arrozeira
Após quatro anos, voltou a circular a revista Lavoura Arrozeira, publicada há mais de 40 anos pelo Irga e importante fonte de informações da cadeia produtiva.
INFORMÁTICA
Chat – comunicação
Mecanismo de comunicação instantânea, no qual os produtores poderão fazer a troca de informações sobre a lavoura.
Projeto Página na Internet – www.irga.rs.gov.br
Este projeto foi concluído com êxito. Milhares de produtores acessam a moderna home page do Irga, que possibilita consulta às informações do instituto.
Projeto Previsões Climáticas
É outro projeto concluído e com grande aceitação. Disponibiliza previsões climáticas atualizadas para os 138 municípios da região orizícola.
PORTAL – IRGA
Classificados
Oferta de produtos, equipamentos e insumos.
Pool de Insumos
Oferta de produtos utilizados na lavoura de arroz, buscando a formação de grupos para a aquisição de insumos.
Patrulha Agrícola
Disponibilização de espaços para divulgação de maquinário agrícola para prestação de serviços entre produtores, empresas e cooperativas.
Banco de Dados
O Irga forma um banco de dados com preços, comercialização de produtos agrícolas, máquinas e equipamentos e demais insumos com seus históricos.
Área de socioeconomia
Câmara Setorial
Com o objetivo de definir e orientar políticas, estratégias e diretrizes para a produção, industrialização e beneficiamento do arroz, foi reorganizada a Câmara Setorial do Arroz do Rio Grande do Sul, que busca a melhoria das relações entre a cadeia produtiva gaúcha.
Mecanismos da Comercialização e Custeio
É uma ação política que o Irga se propôs a cumprir. O instituto restabeleceu a sua condição de instituição politicamente atuante e representativa da produção arrozeira perante as instituições bancárias e agentes políticos. Desta forma busca, por meio de sugestões, estudos e pleitos junto ao Governo Federal, aprimorar os mecanismos de apoio à produção e comercialização.
Projeto de Comercialização – Bolsa do Arroz
O Projeto Bolsa do Arroz busca construir uma ordenação de oferta e demanda, evitando picos tanto de alta quanto de baixa.
Projeto Economia do Arroz (Irga/UFRGS)
Seu objetivo é desenvolver um conjunto de atividades de estudos, pesquisas e sistemas de informação no âmbito da economia do arroz, com base na formação de equipe de professores e bolsistas e técnicos do Irga. Visa dimensionar o impacto desse programa na economia do RS.
Projeto Exportação
É um projeto estratégico e de grande relevância para a lavoura. E está dando resultados. O Irga trabalha no sentido de gerar condições para que a cadeia produtiva gaúcha exporte uma cota de 200 mil toneladas/ano. Busca junto ao Governo Federal, incentivos e desoneração tributária e redução da burocracia portuária para que a indústria gaúcha encontre condições de concorrer no competitivo e subsidiado mercado internacional.
Projeto de Cálculo do Custo de Produção
Projeto idealizado para que cada produtor tenha acesso ao seu custo de produção.
Projeto Cooperativismo e Associativismo
Incentiva a formação de associações e cooperativas de produtores.
Fundação Irga
Criação de uma fundação com o objetivo específico de fomentar a pesquisa e estudos científicos para a lavoura do arroz em apoio aos programas desenvolvidos pelo Irga.
Fonte: Irga