Epagri terá Clearfield PARA SAFRA 2006/07
Variedade vai atender sistema pré-germinado.
A tecnologia do sistema Clearfield está chegando a Santa Catarina. Para a safra 2006/2007, a Epagri pretende colocar no mercado a sua variedade resistente ao herbicida desenvolvido pela Basf, o Only, que elimina o arroz vermelho sem afetar a planta que contém o gene de resistência. A tecnologia é similar à aplicada no Rio Grande do Sul.
Com a finalidade básica de limpar a lavoura de arroz das plantas daninhas, o sistema Clearfield catarinense tem os mesmos princípios do sistema gaúcho, mas com algumas adaptações. Segundo Moacir Schiocchet, coordenador do projeto de melhoramento genético do arroz da Epagri, o grande diferencial do novo Clearfield é que ele foi desenvolvido para o cultivo pré-germinado. Uma das características essenciais neste caso é a maior resistência ao acamamento, pois a lavoura é plantada e se desenvolve no lodo, sob lâmina d’água.
O lançamento do Clearfield da Epagri acontecerá em julho, com a oferta limitada deste produto para a safra 2006/2007. A Epagri ainda não definiu o volume de sementes que será disponibilizado no primeiro ano. O nome da nova variedade também está indefinido.
FIQUE DE OLHO
Para evitar a falsificação das sementes Clearfield que foram desenvolvidas pela Epagri, um sistema rígido de controle e mapeamento das vendas desse produto será usado. Segundo Moacir Schiocchet, a organização dos multiplicadores de sementes e o tamanho das lavouras de arroz em Santa Catarina, quase sete vezes menor que a área cultivada no Rio Grande do Sul, deverão colaborar para impedir a pirataria.
O agrônomo Ronaldir Knoblauch explica que mapeando as sementes originais será possível identificar áreas que futuramente venham a usar o Clearfield falsificado. “A partir de denúncias ou suspeita de irregularidade, poderemos fazer testes de DNA e comprovar a fraude. Se isso acontecer, o produtor que estiver agindo errado será processado pela falsificação do material”, explicou.
Questão básica
O Clearfield da Epagri tem como objetivo o controle do arroz vermelho, invasora que não chega a ser tão preocupante en Santa Catarina. Para Ronaldir Knoublauch, agrônomo da Epagri responsável pela multiplicação de sementes básica do Clearfield, além de atender os produtores catarinenses, a nova variedade será exportada para outros estados e até para outros países. "As sementes de arroz Epagri são reconhecidas pelo excelente desempenho em todas as regiões do Brasil a até em outros países", destaca.