Brasil
Em todo o país deverão ser cultivados 3,514 milhões de hectares com arroz, numa elevação de 8,7% em relação aos 3,232 milhões de hectares da safra anterior. Levando em consideração uma produtividade de 2,9 toneladas por hectare, a Safras & Mercado projeta produção de 1,305 milhão de toneladas para o Mato Grosso em 2003/2004, em comparação a 1,075 milhão de toneladas na safra passada. No Brasil a produção deve atingir 11,696 milhões de toneladas de arroz na próxima safra, ante 10,572 milhões de toneladas em 2002/2003.
Intercâmbio
A AgroNorte Pesquisa e Sementes, do Mato Grosso, formalizou um intercâmbio de ações de desenvolvimento com instituto de pesquisa da Colúmbia. A empresa nacional recebeu durante os dias 17 e 20 de setembro a visita de representantes da empresa Cultivos Semillas El Aceituno Ltda, com sede na cidade de Ibage, Colúmbia, especializada na produção de sementes. O objetivo da visita foi assinatura do contrato de licenciamento para produção e comercialização de sementes de arroz e soja, através de material genético fornecido pela AgroNorte, que dispõe atualmente de uma área de 135 hectares destinada à pesquisa experimental. Por meio do convênio, a AgroNorte repassará as variedades de arroz ANSB Sucupira e J. Pinheiro, além de sementes de soja. O pagamento será feito através de royalties à detentora do material genético.
Mercado
Apesar da grande demanda brasileira por arroz este ano, o comércio mundial orizícola de arroz em 2003 deve alcançar 27,6 milhões de toneladas, 400 mil toneladas menos do que em 2002. Para o ano que vem, as previsões indicam nova baixa, para 26,5 milhões de toneladas, por causa do crescimento – embora insuficiente – da produção mundial. Os dados são do pesquisador Patricio Mendez del Villar, do Cirad.
Chineses
Uma delegação chinesa, chefiada pelo vice-ministro da Agricultura, Fan Xiaojian, visitou a Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF). Brasil e China intensificam ações para ampliar as possibilidades de comércio no agronegócio entre os dois países. Os chineses demonstraram grande interesse nas tecnologias brasileiras no desenvolvimento de sementes e solos para arroz de sequeiro, entre outras culturas. Em contrapartida, o Brasil quer trocar experiência sobre arroz híbrido e irrigado.
Conab
A produção de arroz na safra 2002/2003 no Brasil fechou em 10,427 milhões de toneladas, segundo dados oficiais divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), 1,9% abaixo dos 10,626 milhões de toneladas no período anterior. Como o consumo é estimado em 12,1 milhões de toneladas, país deve importar 1,5 milhão de toneladas. O volume supera as importações de 780,2 mil toneladas de arroz no anosafra anterior, devido à quebra de quase 15% da lavoura gaúcha. Temendo o desabastecimento interno, o Governo brasileiro reduziu em agosto a Tarifa Externa Comum do arroz para 4%.
Mato Grosso
1 – O potencial do estado do Mato Grosso para se tornar o maior produtor de arroz do Brasil é tema permanentemente em pauta entre o governador Blairo Maggi, em reunião com o presidente da Associação dos Produtores de Arroz de Mato Grosso (APA), Angelo Carlos Maronezzi. O presidente da APA pediu o apoio do governador para o fortalecimento da cadeia produtiva do arroz, determinando medidas que estimulem os produtores de arroz a investirem mais na cultura.
2 – Mato Grosso foi responsável por aproximadamente 11% da produção nacional, com 1,15 milhão de toneladas. A maior parte da produção matogrossense é vendida para outros estados, já que o consumo do estado é de apenas 250 mil toneladas por ano. O maior produtor brasileiro é o Rio Grande do Sul, com 4,7 milhões de toneladas na última safra. Para ampliar a produção no MT, entre outras medidas, Angelo Maronezzi e Blairo Maggi negociam a isenção do ICMS incidente sobre o arroz produzido no estado.
3 – A maior alta no preço do arroz da história do Mato Grosso será a grande responsável pelo aumento do plantio na próxima safra. O preço da saca de 60 quilos está perto dos R$ 40,00, distante dos R$ 19,50 registrados no mesmo período de 2002. O aumento foi de 105%. A partir desse crescimento, a estimativa é de que a área a ser cultivada com o grão chegue em torno dos 500 mil hectares na safra 2003/2004, que começa a ser plantada no mês de outubro. Assim, haverá aumento superior a 8% na área e a produção deve passar dos atuais 1,3 milhão de toneladas para mais de 1,4 milhão (+7,7%).
Agenda
O município de Santa Vitória do Palmar (RS) se prepara para receber a cadeia produtiva do arroz de 5 a 7 de março para a 14ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O município, com uma intenção de plantio de 80 mil hectares para a safra 2003/2004, é responsável pelo cultivo de 50% da área da zona sul gaúcha. A previsão de colheita é de 5,5 mil quilos por hectare. Atualmente, 300 produtores se dedicam à atividade no município. O ato de abertura ocorre na Granja Zanetti, no quilômetro 624 da BR 471.
Pré-germinado
• O sistema de arroz pré-germinado deve ocupar 120 mil hectares na safra 2004/2005 no Rio Grande do Sul. A projeção é do Grupo Arroz Pré-germinado – formado por instituições de pesquisa e financiado pela iniciativa privada -, que em 6 de novembro marcou os 10 anos de atuação no RS. Nesse período, a área avançou de 4,5 mil hectares para 113 mil hectares na atual safra. O sistema, terceiro mais usado no estado, fica atrás só do cultivo mínimo e do plantio direto. Segundo o presidente do Grupo Arroz Pré-germinado, Jair Almeida da Silva, esta opção ocupa hoje 12% da área estadual.
• A redução de custo, com menor consumo de água e mão-de-obra, além da elevada produtividade, 20% superior a outros cultivares de arroz, são algumas vantagens que sustentam rendimento médio de até oito mil quilos/hectare para o pré-germinado. O sistema ainda ameniza perdas de 100 milhões de dólares/ano causadas pelo arroz vermelho. Caracterizado pela semeadura de sementes pré-germinadas em solo já inundado, esta alternativa está disseminada principalmente no litoral norte, na depressão central, na campanha, na fronteira-oeste e na zona sul.