Lavoura de arroz vai diminuir de tamanho
Previsão é do consultor Carlos Macchi, da Safras & Mercado
.
A lavoura de arroz do Brasil vai diminuir de tamanho na próxima safra, está prevendo o consultor Carlos Macchi, da Safras & Mercado, com base no primeiro relatório de intenção de plantio para 2000/2001. "Embora os números não sejam definitivos, por se tratar de uma intenção, há uma clara desmotivação provocada pela situação desfavorável de mercado", atesta Macchi.
"Houvesse uma ação mais efetiva do Governo com relação ao gerenciamento estratégico da produção e à efetiva liberação de crédito em volume suficiente para financiar as lavouras, certamente não estaríamos outra vez na expectativa de vermos redução de área", analisa. Esta redução provocará um novo descompasso entre a produção e o consumo interno, mesmo com os razoáveis estoques de passagem que deverão ser contabilizados na virada da safra.
Os números da Safras & Mercado
Região Sul
A safra de arroz 2000/2001 no Brasil terá 3.496.000 hectares. A redução de área será de 1,6% sobre a área plantada em 1999, que foi de 3.553.000 ha, e de quase 6% sobre os 3.701.000 ha cultivados em 1998.
Na Região Sul, deverá haver uma redução de 1,5% na área plantada, principalmente em razão da diminuição do tamanho das lavouras no Rio Grande do Sul, estimada em 1,6%, e no Paraná, de 2,5%.
Em Santa Catarina, a área praticamente deverá se manter com as mesmas dimensões da safra passada, registrando apenas um incremento de 0,4%
Os diagnósticos
1 – Região Norte
No Pará será mantida a tendência da última década, onde a área cresceu consideravelmente e as lavouras tecnificadas aumentam gradativamente. Além disso, o Pará tem longos períodos de chuva, sem veranicos. O Maranhão tende a repetir a área cultivada em 1999/2000, enquanto o Tocantins – que cultiva o arroz irrigado e tem altos custos com drenagem – deverá reduzi-la.
2 – Região Centro-Oeste
Em Goiás, problemas climáticos vêm levando os produtores a abandonar a orizicultura e migrar para o plantio de soja e de pastagens. No Mato Grosso haverá um aumento de aproximadamente 2% na área a plantar. Vários fatores viabilizam o arroz de terras altas. Entre estes, as condições climáticas favoráveis e o baixo custo das terras, associado a grandes áreas contínuas e mecanizáveis.
3 – Região Nordeste
Embora parte do plantio do arroz seja mais tardia na Região Nordeste, haverá pequena redução de área para a próxima safra.
4 – Região Sudeste
No Sudeste, apesar da pouca representatividade na produção orizícola nacional, o índice de redução é significativo e deverá ser 15% menor em relação à safra 1999/2000. A maior queda de área deverá ser verificada em Minas Gerais, justamente o maior estado produtor da região. Relativamente à última safra, a cultura ocupará uma área 20% menor. A redução de área vem se tornando uma constante na Região Sudeste, que sistematicamente vem se afastando do cultivo do arroz.
Fonte: Carlos Macchi, analista de Safras & Mercado
Estatísticas
Produtividade minimiza perda
Mesmo com todas as previsões de redução de área plantada no Brasil, a produção a ser colhida no próximo ano deverá ficar apenas 1,2% aquém da registrada neste ano. Isto ocorre, segundo o consultor Carlos Macchi, por causa do aumento da produtividade, projetada com base nos rendimentos médios por estado, de acordo com a linha de tendências dos últimos anos. Além disso, considerou-se a normalidade climática. O resultado dessa composição poderá apontar um rendimento médio de 3.041 kg/ha (0,4% maior que a anterior) e uma produção que deverá ficar em aproximadamente 10,6 milhões de toneladas base casca, o que representa uma safra 1,2% menor que a 99/00.