Dia de Campo Estadual reúne produtores na EEA, em Cachoeirinha

O objetivo é promover o intercâmbio científico e tecnológico entre pesquisadores, empresários, produtores e demais integrantes da cadeia produtiva de arroz irrigado no Brasil. A expectativa é que cerca de 1.400 arrozeiros compareçam no local.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realiza Dia de Campo Estadual, nesta quinta-feira (03), das 7 às 14 horas, na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha. Com o tema “Tecnologias que geram sustentabilidade e rentabilidade”, o evento apresentará novidades e resultados de pesquisa para a lavoura de arroz irrigado. O objetivo é promover o intercâmbio científico e tecnológico entre pesquisadores, empresários, produtores e demais integrantes da cadeia produtiva de arroz irrigado no Brasil. A expectativa é que cerca de 1.400 arrozeiros compareçam no local.

A programação conta com a visita em seis estações experimentais. Na primeira estação, os produtores poderão conferir a apresentação sobre Sustentabilidade com tecnologia, dirigida pela pesquisadora da EEA, Vera Mussoi e pelo consultor técnico do Instituto, Claudio Mundstock. Os pesquisadores do Irga, Rodrigo Schoenfeld e Felipe Carmona apresentarão, na segunda estação, as “Boas práticas de manejo na adubação” e na terceira, será sobre a “Importância da qualidade de sementes na sustentabilidade da lavoura de arroz do RS”, apresentada pelos pesquisadores José Mauro Guma e Felipe Ferreira.

O evento mostra, na quarta estação, o Programa de Melhoramento e a Vitrine de Linhagens, divulgada pelos pesquisadores do Irga, Mara Lopes, Renata Cruz, Oneides Avozani e Gustavo Funck. Em seguida, na quinta estação, os pesquisadores Antônio Rosso, Ricardo Scherer e Lianfang Wang falarão sobre o Programa de Melhoramento Genético de Arroz Híbrido, realizado por meio de uma parceria entre o Irga e a Fazenda Ana Paula. A pesquisadora Cláudia Lange e o engenheiro agrônomo Anderson Vedelago apresentarão as estratégias da “Rotação de arroz irrigado com soja”, na sexta estação experimental.

Segundo o gerente da Divisão de Pesquisa, Sérgio Gindri, o tema do Dia de Campo Estadual do Irga “Tecnologias que geram sustentabilidade e rentabilidade” reflete o anseio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul com a produção de arroz irrigado e a preservação do meio ambiente. “Serão destacadas as novas tecnologias que contribuem para a produção com rentabilidade e sustentabilidade. Queremos transferir a mensagem para a cadeia produtiva de que é possível produzir e ao mesmo tempo conviver com a fauna e a flora presentes na lavoura e nas matas e mananciais nas cercanias”, salientou.

Conforme o gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Rui Ragagnin, foram organizadas 18 excursões vindas de municípios de todas as regiões arrozeiras do Estado.

Participam o presidente do Irga, Claudio Pereira, o gerente da Divisão de Pesquisa, Sérgio Lopes, o gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Rui Ragagnin, produtores, pesquisadores, professores, extensionistas rurais, industrialistas, comerciantes, empresários do agronegócio de arroz, técnicos dos setores público e privado, estudantes, empresas de exportação, lideranças rurais, políticos e governantes e todos agentes da cadeia produtiva de arroz no Brasil. O Dia de Campo Estadual, contará ainda, com a presença de representantes de todas as regiões orizícolas e de Estados e Países vizinhos, como Uruguai, Argentina e Paraguai. O evento tem o apoio do Governo do Estado, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Fundação Irga.

Confira a programação abaixo:

ESTAÇÃO 1: Sustentabilidade com tecnologia – Vera Macedo e Cláudio Mundstock

ESTAÇÃO 2: Boas práticas de manejo na adubação – Rodrigo Schoenfeld e Felipe Carmona

ESTAÇÃO 3: Importância da qualidade de sementes na sustentabilidade da lavoura de arroz do RS – José Mauro Costa R. Guma e Felipe Gutheil Ferreira

ESTAÇÃO 4: Programa de Melhoramento Vitrine de Linhagens – Mara Lopes, Renata Cruz, Oneides Avozani e Gustavo Funck

ESTAÇÃO 5: Programa de Melhoramento Genético de Arroz Híbrido da Parceria IRGA/FAZENDA ANA PAULA – Antonio Rosso, Ricardo Scherer e Lianfang Wang

ESTAÇÃO 6: Rotação Arroz Irrigado x Soja – Cláudia Lange e Anderson Vedelago

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter