EGF do arroz é prorrogado
Reaberto também o prazo para o Produsa.
O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou ontem a reabertura do prazo para contratação pelos produtores de arroz do Programa de Estímulo à Produção Agropecuária Sustentável (Produsa). O prazo havia encerrado no dia 31 de março e será reaberto até 30 de setembro de 2011. Muitos produtores não conseguiram acessar a linha de financiamento devido aos atrasos na liberação das licenças ambientais, o que ocorreu há apenas poucos dias.
O Produsa é uma linha especial de financiamento para atender aos agricultores afetados pelas consequências climáticas entre 1º de novembro de 2009 e 31 de março de 2010. O objetivo é propiciar a recuperação da capacidade produtiva da área e a implantação da nova safra.
Além de novo prazo para o Produsa, o CMN decidiu pela prorrogação de até 100% do saldo devedor das operações de Empréstimo do Governo Federal (EGF) de arroz da safra 2009/2010. “Isso vai dar um fôlego para os produtores que estão com o preço muito baixo e a ideia é dar uma condição melhor para eles pagarem os seus empréstimos”, salienta Edilson Guimarães, secretário de Política Agrícola do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
BENEFÍCIO – Esta medida beneficia os produtores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que enfrentam dificuldades para liquidar os empréstimos. Pela Resolução 3.952, de 2011, a prorrogação dos prazos de vencimento estava limitada a até 80% do saldo devedor.
13 Comentários
Bom Srs. Produtores que ótima notícia, vamos pagar mais juros e isso resolverá nossos problemas! Os preços estão caindo e com certeza teremos lucro prorrogando os EGFs…Blá, blá, blá…Pura balela. Quanta enrrolação, quanta sacanagem, quanta exploração, até que ponto o governo acha que os produtores são bobos! Não queremos prazos, queremos preços e políticas que nos propiciem segurança para produzir. Se o governo não quer que se produza arroz nesse país que diga. Que tenha a honra de dizer, o Brasil vai importar o arroz que produz e ponto final. Mas que parem de nos enrolar, de nos sacanear, isso é de uma insensatez e falta de respeito tremenda. Ah mas é nós produtores que devemos ter desconfiometro e para de plantar? É assim que vão tratar quem dedicou suas vidas e que só sabe produzir arroz? Esse é o país do futuro ? Aquele que menospreza aqueles que colocam o alimento na mesas dos brasileiros? Amanhã será a soja, a cana-de-açucar, o feijão, o algodão. Trigo e arroz já se foram. E ainda dizem que o Brasil é um país de todos. Blá, blá, blá, balela…
tem uma coisa errada por ai, já se fala que fulano esta parando de plantar,coisa e tal, mas já se sabe também que tem outros 03 querendo ficar com as terras do que parou. então é pura balela pedir e dizer para não plantar mais. sinceramente não sei o que fazer diante de situações tão complexas como da lavoura arrozeira gaucha.
Concordo plenamente com o Flávio! O governo acha q com prorrogações vai resolver nosso problema, precisamos é de preço justo pelo nosso produto, simplesmente isso! Como vamos pensar em plantar novamente cheio de dívidas e com a incerteza do preço do arroz, podendo estar mais baixo q esse ano?
É Sr. Flavio esta é a verdade, prorrogação sem perspectiva de preço é pura enrolação, eu já passei por isso e hoje só presto servisso e vejo os meus colegas se afundando, na emoção de que dias melhores virão, mas o que vai acontecer, para fazer um EGF, já começa que o banco quer 25% a mais que é para garantir eles é claro, depois o produtor tem que vender a qualquer preço senão sai perdendo ainda mais, pua enrolação…Lembro bem que no ano de 1986 nos tava com a safra quase pronta pra colher, eu mesmo tinha feito um negocio de uma colheitadeira para entregar o arroz ao preço de CR$ 200,00 e em fevereiro o governo tabelou a CR$ 135,00 e o pior é que de la para cá, quando o produtor acha que vai dar certo vem um plano e desmancha tudo de novo, na insistência de dias melhores acaba plantando e se endividando cada vez mais, alguém me falou que deveria parar, mas na hora da planta o preço dava para se defender e quando chega a colheita é isso ai, mas isso é o Brasil de Dilma ou melhor do PT que na cabeça deles dentro do escritório o desemprego tá cada vez menor, mas quando eles dentro da cidade tiver que comer FERRO ai vão se acordar, espero que não seja tarde, pois os meus filhos já estão na cidade trabalhando na teta do governo que dá instabilidade e uma aposentadoria garantida, e nós aqui no campo temos que nos adaptar com um salário mediócre que mal dá para os remédios, mais uma vez isto é o BRASIL DE HOJE…
de fato amigo flavio evandro schmidt , concordo com o sr.pura balela e enrolaçao.tendo preço e politica para produzir e oque basta, amanha depois vem outras culturas com pepinos igual o do arroz.
É MUITO PEDIDO ÃO GOVERNO
(PRORROGAÇÃO CHEGA ESTAMOS SATURADOS)
PREÇO META JÁ E TRANCAR IMPORTAÇÃO NAÕ FALAM SOBRE DEZEMPREGO EM MASSA DENTRO DA LAVOURA ORIZICOLA E SIM DAS INDUSTRIAS Q TALVES CHEGA 1% OU MENOS QUE O DA LAVOURA
OS ARGENTINOS CONFORME DIZ OS JORNAIS ESTÃO COLOCANDO IMPECILIOS NAS EXPORTAÇÃO DE MAQUINAS AGRICOLAS E QUERENDO LEVALAS, CADE NOSSA DILMA PARA CRIAR IMPECILIO NO ARROZ DELES
Agora to gostando de ver, até que enfim os produtores estão caindo na real e acreditando menos nesse governo, mas não cruscifiquem a dilma, pois ala ta colhendo os frutos plantados pelo lula, durante 8 anos. Tudo que a gente precisa para ter segurança de trabalhar seria aquilo que o lula declarou ser totalmente contra, ainda em seu governo, e isso eu nunca esqueci. SUBSIDIO.
Tem um ponto muito importante citado pelo sr Vitalinio guedes, a ganancia dos produtores por terras e plantar mais, sou arrendatario e nos ultimos anos perdi terras por nao pagar renda mais alta, pois sempre tem quem paga mais, e os proprietários curtem muito isso. Pois faço uma pergunta para aqueles produtores que pagam mais renda. Ta valendo a pena, estão felizes?
Chega!! Não queremos prorrogações porque não vamos pagar . Pessoal vamos nos unir todos e acabar com esta mentira . Ta na hora de fazer valer nossos direitos . Plantar arroz e para heróis. Depois da batalha da lavoura não podemos morrer na praia . Chega dos abusos . E o pior, parece que esta tudo bem . Não vi nenhum lavoureiro se mechendo. Vamos nos Unir contra o sistema de uma vez por todas . Uruguaiana espEra o movimento !!!
Tínhamos que chamar o Globo Rural para mostrar a realidade que os produtores de arroz do RS e SC estão passado, chamar o Fantático para mostrar as irregularidades que estamos sofrendo no mercado interno e internacional de arroz.. Chamar o programa na Forma da Lei para a divulgação do saque sangrento que a Metade sul do RS está amargando.
E por fim, chamar o White Collar para divulgar ao mundo os crimes praticados no Brasil contra sua agricultura.
O GLOBO RURAL deve estar sendo pago pela industria para abafar a crise que estamos passando, não é possível que a maior crise da história centenária da lavoura de arroz esta passando e a mídia nem fala nada, precisamos começar a agir mais forte, bloquear estradas, fronteiras, etc.. infelizmente vamos entar na base da pressão porque CHEGA DE PROMESSAS, tudo divulgado até agora por parte do governo é controverso, AGF e CONTRATOS de OPÇÂO só em armazens credenciados pela CONAB, que esta dificultando de todas formas o cadastramento para acabar de vez conosco, PEP é a maior senvergonhice que as grandes industrias estão fazendo com o produtor, mudam a classificação do arroz para não pagar o preço mínimo e só compram do produtor via PEP se a mesma quantidade for vendida a preço vil de mercado, CPI DA INDUSTRIA JÁ E PRISÃO AOS CHEFÓES DO CARTEL DO RS
Hoje foi um dia muito importante para todos nós. Conseguimos unir aqui em Uruguaiana a maior organização do nosso Movimento. Estiveram presentes na nossa Assembléia todos os representantes de classes da cidade : Sindicato dos Transportes Autonomos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, dos trabalhadores do Comécio, CDL, Câmara dos Vereadores, Poder Executivo representado pelo Secretário da Industria e Comércio, Sindicato dos trabalhadores do Transporte Internacional, Presidente da OAB. Enfim, toda a cidade de Uruguaiana e Fronteira Oeste CLAMANDO por JUSTIÇA.
NÃO ESTAMOS SOLITÁRIOS NA LUTA, A LUTA NÃO É SÓ NOSSA, É DA SOCIEDADE CIVIL DA FRONTEIRA OESTE, A LUTA É DE TODO RIO GRANDE DO SUL E DE SANTA CATARINA. TÍNHAMOS CERTEZA QUE NOSSA GENTE, FORJADA DURANTE DÉCADAS, NA DURA VIDA DO CAMPO,
COM ESPÍRITO SOLIDÁRIO,
NÃO IRIA SE OMITIR NESTE DFICIL MOMENTO !