Cuba:encontro científico internacional sobre arroz
Para estimular a transferência tecnológica em cultivos de interesse econômico, Cuba efetuará em junho o V Encontro Internacional da Arroz, com a participação de especialistas da América Latina e outras regiões, segundo o Comitê Organizador.
O evento, que se realizará no Palácio das Convenções do 6 ao 10 desse mês, persegue ademais propiciar o enriquecimento da diversidade genética.
De acordo com o presidente desse Comitê, Abdel González, confirmaram sua participação investigadores, produtores e executivos do Brasil, Costa Rica, Colômbia, Espanha, Nicarágua, Guatemala, Uruguai e Venezuela, entre outros.
González também precisou à imprensa que o foro contará com a presença de uns 300 delegados, deles cerca de uma centena foráneo.
Significou que ao menos o 70 por cento da quantidade de participantes procede da produção.
A arroz faz parte importante da dieta dos cubanos e atualmente a agricultura leva adiante um programa de desenvolvimento deste cultivo, a fim de depender a cada vez menos de sua importação.
Cultivado em zonas da Índia e da China desde faz sete mil anos, constitui hoje o alimento principal a mais de dois mil milhões de pessoas em todo mundo, particularmente da Ásia, onde está a maior parte de sua produção.
Dados de centros científicos que pesquisam essa planta identificam a Chinesa como maior produtor, a Tailândia entre os principais exportadores e a Egito na nómina dos de rendimentos mais altos.


