Palestra enfoca estudo sobre os problemas no arroz

Analista da Farsul vai debater o tema nesta segunda-feira em Alegrete.

Mesmo com a safra brasileira deste ano superando 13 milhões de toneladas,o suficiente para atender o consumo interno, não foi motivo para barrar as importações, principalmente as vindas dos países do Mercosul, fato que agrava a crise no setor orizícola.

Dentro deste cenário e no que diz respeito à comercialização, onde os custos de produção dos outros países são semelhantes entre si e só o brasileiro é maior, o economista da Assessoria Econômica do Sistema Farsul, Antônio da Luz, estará em Alegrete nesta segunda-feira, dia 11 de julho, para proferir palestra “Mercado Mundial do Arroz e Desafios para o Produtor Arrozeiro”, às 18:30, no Casarão do Parque do Sindicato Rural de Alegrete.

Com o tema bastante abrangente e que sem dúvida terá vários questionamentos, tais como: porque outros mercados ganham dinheiro e nós brasileiros não ganhamos? O problema está aonde, ele é nosso? O economista irá apresentar um estudo sobre os problemas do arroz, tendo como base a safra 2010/2011.

“O problema está nos custos da produção. As políticas públicas são péssimas e não funcionam. Elas não funcionam por uma razão simples: elas são inventadas do nada para sair em jornal, sem qualquer amparo em critérios técnicos. Às vezes as pessoas pensam que basta um mecanismo de comercialização e que tudo se resolve. Neste mês está fazendo um ano que os mecanismos começaram a ser usados para o Arroz e até agora não funcionaram. Espero que tenham aprendido. O governo não deve interferir quando o produtor está vendendo, mas quando ele está plantando”, adianta brevemente Antônio da Luz.

O evento é uma parceria da Associação dos Arrozeiros com o Sindicato Rural de Alegrete e é destinado aos produtores rurais de Alegrete e região e de todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a principal fonte econômica do município.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter