Índia deve liberar exportação de 1 milhão t de arroz

A Índia proibiu os embarques de trigo em 2007 e os de arroz um ano depois, a fim de controlar os preços domésticos.

Um painel ministerial na Índia se reunirá na segunda-feira para considerar a permissão de embarques de trigo e arroz por traders privados, em vez de exportar ofertas dos estoques governamentais. Até 1 milhão de toneladas de arroz do tipo comum podem ser liberadas para exportação por um preço mínimo de US$ 400 a tonelada.

O painel estudará duas opções para o trigo – remover uma proibição de todas as exportações ou aprovar embarques de volumes limitados. O governo mostrou uma disposição maior para exportar grãos, após os estoques terem atingido máximas históricas, dissipando temores sobre uma reunião de ofertas para uma nova lei de segurança alimentar.

A principal preocupação é criar espaço para o arroz cultivado no verão que será colhido dentro de três a quatro meses. O governo pode liberar grãos dos estoques estatais no mercado local quando necessário para criar espaço nos armazéns. O Ministério de Alimentação se posicionou a favor de embarques de até 2 milhões de toneladas de trigo. Pode haver uma discussão de remover a proibição de todas as exportações de trigo durante a reunião do painel, mas será uma decisão difícil a ser tomada, devido à sensibilidade política do assunto.

A Índia proibiu os embarques de trigo em 2007 e os de arroz um ano depois, a fim de controlar os preços domésticos. A restrição vigora desde então, com exceção de pequenas cargas destinadas a países vizinhos para cumprimento de acordos diplomáticos, mesmo com a escassez de armazéns para estocagem de grãos.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter