Câmara Setorial do Arroz avalia mercado e planeja a próxima safra
Outro tema amplamente discutido no encontro foram as assimetrias de mercado no Mercosul.
Agenda estratégica do arroz – safra 2011, comercialização e arroz no Mercosul foram alguns dos assuntos em pauta na 24ª Reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz, realizada nesta terça-feira (16), em Brasília. O evento contou com a presença do presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Brayer Pereira.
De acordo com Cláudio Pereira, a Câmara Setorial avaliou como fundamentais as intervenções feitas pelo Governo Federal no mercado do arroz, tanto por meio de aquisições quanto pela autorização de leilões de compra e venda. "Definitivamente foi constatado que essas ações ocasionaram a reação do mercado e a consequente subida do preço", destacou.
Ainda como resultado da avaliação, os integrantes da Câmara acreditam que, para a próxima safra, deve haver muita atenção aos mecanismos de comercialização e o governo deverá intervir de maneira antecipada, evitando a instalação de outra crise.
Outro tema amplamente discutido no encontro foram as assimetrias de mercado no Mercosul. Claudio Pereira esclareceu que isso será tema de negociação no campo diplomático e que permanece a idéia defendida pelo Governador Tarso Genro em visita feita no início do ano ao Uruguai, de comercialização em bloco dos excedentes para países de fora do Mercosul.